Sextou com chuva: Temperatura máxima pode chegar a 30ºC nesta sexta
Apesar do sol pela manhã, a previsão é de chuvas para o período da tarde e da noite. O fim de semana também será chuvoso, segundo Inmet.
Apesar de o dia ter começado com muitas nuvens e algumas aberturas de sol, a previsão para o Distrito Federal é de mais chuvas, principalmente à tarde, nesta sexta-feira (10/12). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima pode chegar a 30ºC na capital, enquanto a mínima registrada foi de 16ºC durante a madrugada. A umidade relativa do ar ficará alta na capital com máxima de 95% e, nas horas mais quentes do dia no período da tarde, podendo chegar a 40%.
O meteorologista do Inmet Mamedes Melo destacou a maior probabilidade de chuva a partir da tarde, devido à umidade e ao calor. “O tempo vai permanecer instável, entre a tarde e a noite com previsão de pancadas de chuva em áreas isoladas. Há uma possibilidade de trovoadas também com chuvas mais fortes”, ressaltou o meteorologista indicando normalidade para o mês de dezembro.
Para o fim de semana, o tempo se mantém parecido com o visto nos últimos dias. “Normalmente, aparece esse sol de manhã entre nuvens, e entre a tarde e à noite vem a chuva”, contou o meteorologista. No entanto, Mamedes avalia um sábado e domingo com mais chuvas. “Eu acredito que vai ser mais chuvoso, um tempo mais nublado para o fim de semana”, acrescentou Mamedes.
A temperatura mínima deve ficar em 16ºC na madrugada do fim de semana. Já a máxima pode variar entre 26ºC e 28ºC no sábado e no domingo. A umidade do ar ficará entre 95% e 100% pela manhã, mantendo-se alta com 50% a 60% nas horas mais quentes.
Com as chuvas intensas, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, conforme o alerta. Em casos de emergências ou situações de risco, é recomendado entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Cuidados
Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia