
Comissão do Senado aprova novos diretores do BC; veja perfis
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (10/12) três indicações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para diretorias do Banco Central. Antes da votação, eles foram sabatinados pelos senadores com perguntas sobre o aumento da taxa básica de juros, compromisso com o controle da inflação, a disparada do dólar e a autonomia da autoridade monetária.
Os indicados são Nilton David, para a vaga de Gabriel Galípolo (Política Monetária); Izabela Correa, no lugar de Carolina de Assis Barros (Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta); e Gilneu Vivan, na cadeira de Otávio Damaso (Regulação).
Nilton David foi aprovado por 22 votos a 5; Izabela Correa, por 24 votos a 3; e Gilneu Vivan por 23 a 4. Para poderem assumir a partir de janeiro de 2025, os indicados ainda precisam ser aprovados pelo plenário da Casa. A expectativa é de que a nova votação aconteça ainda nesta terça.
O governo Lula passará a ter indicado a maioria entre os membros da diretoria do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por definir a taxa básica de juros da economia brasileira (Selic). A mesa é composta por nove diretores e sete deles terão sido indicados pelo presidente petista.
Perfis
Nilton José Schneider David
Indicado para assumir a vaga de Galípolo na condução da Política Monetária, David é o atual chefe de Operações Tesouraria do Banco Bradesco. Já trabalhou em diversas instituições no mercado financeiro tanto no Brasil quanto no exterior. Na Universidade de São Paulo (USP), se formou em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia Politécnica.
Izabela Moreira Correa
Servidora do BC desde 2006, Izabela Correa comanda atualmente a Secretaria de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União (CGU). Foi pesquisadora de pós-doutorado na Escola de Governo da Universidade de Oxford e possui doutorado em Governo pela London School of Economics and Political Science (2017).
Indicada para a diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, ela também é mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui título de graduação em administração pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro.
Gilneu Francisco Astolfi Vivan
Servidor de carreira, Gilneu Vivan chegou ao Banco Central ainda em 1994, tendo passado por diversas áreas dentro da autarquia. No momento, comanda o Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor). É mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) e se formou no ensino superior pela primeira vez na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Até o início de 2024, atuou como chefe do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro Nacional. Também representou o Brasil em diversos grupos internacionais, tais como Analytical Group on Vulnerabilities, do Financial Stability Board, responsável por avaliar as ameaças ao sistema financeiro mundial.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Governo brasileiro espera ser poupado de tarifaço de Trump
O governo brasileiro espera ser poupado do tarifaço prometido pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, que deve ser anunciado nesta quarta-feira (2). O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que causará estranheza caso o Brasil sofra alguma retaliação comercial. “Os EUA têm uma posição muito confortável em relação ao Brasil até porque é superavitário…
-
Inscrições para os Jogos Escolares de 2025 terminam na sexta-feira (4)
Terminam na sexta-feira (4) as inscrições para os Jogos Escolares de 2025. A competição é aberta a estudantes de escolas públicas e particulares do Distrito Federal com idade entre 11 e 17 anos — a depender da modalidade. As inscrições devem ser feitas pelas próprias escolas, no site da Secretaria de Educação (SEEDF). Os alunos que…
-
Tarifaço de Trump nesta quarta (2/4) espalha tensão mundo afora
Esta quarta-feira (2/4) marca o início da nova rodada de tarifas sobre importações anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Batizado pelo republicano de “Dia da Libertação”, o tarifaço busca, segundo ele, equilibrar a balança comercial norte-americana e proteger a indústria nacional. O pacote inclui tarifas sobre diversos setores, como automóveis, aço, alumínio e, até…