Geraldo Nascimento, presidente do Creci-DF, é também eleito à presidência da Ascop-DF
A Associação dos Conselhos e Ordens de Profissões Regulamentadas do Distrito Federal (Ascop-DF) tem a responsabilidade de cuidar de mais 20 categorias; meta principal da nova gestão é lutar contra a PEC 108
A chapa eleita para presidir a Associação dos Conselhos e Ordens de Profissões Regulamentadas do Distrito Federal (Ascop-DF) vai ser encabeçada pelo já presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-DF), Geraldo Nascimento. Com o objetivo de lutar contra o retrocesso que pode ser imposto as categorias profissionais com a aplicação da PEC 108 – que foi suspensa pelo Congresso após contestação dos sindicatos –, a chapa liderada por Nascimento terá a incumbência de assessorar mais de vinte sindicatos e associações trabalhistas. “É mais um desafio que nós vamos enfrentar com muito carinho e cuidado para que nós possamos dar um apoio maior aos associados”, disse o presidente eleito ao TaguaCei.
A PEC 108 mencionada pela chapa vencedora, cuja posse ocorreu ontem, 10, no Auditorio do Creci-DF, pretende delimitar os poderes de fiscalização e aplicação de sanções dos conselhos, além de estabelecer o valor máximo de taxas, anuidades e multas. A proposta que fora apresentada e retirada da Câmara – onde era apreciada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) – pelo governo de Jair Bolsonaro.
“Convencemos o governo e parlamentares de que os Conselhos, ao contrário do suposto, podem contribuir muito em favor da liberalização econômica, modernização do setor produtivo e dinamização do mercado”, diz a respeito do tema Geraldo Nascimento. O presidente da Ascop-DF acredita que ao contrário da PEC 108, que buscaria limitar os poderes de atuação das organizações dos profissionais liberais, os conselho são responsáveis por fazer a ponte entre os profissionais e o poder público.
“Nas sociedades avançadas em todo o mundo, os Conselhos Profissionais são agentes fundamentais para garantir a valorização profissional de categorias, evitar a deterioração de setores essenciais na economia, defendendo a sociedade contra práticas danosas nas ocupações laborais.”
O profissional
A ideia de que organizações de trabalhadores ao invés de lutar pelo direito dos profissionais lutaria apenas pelos benefícios da diretoria dessas organizações, não é defendida pelos 535 conselhos profissionais existentes no país. Esses conselhos, na opinião do atual presidente da Ascop-DF, precisam ser melhores capacitados tanto de infraestrutura quanto de assessoramento profissional. “Em uma sociedade cada vez mais caótica e competitiva, os Conselhos têm uma importância cada vez mais proeminente”, presume Nascimento.
Outro que falou a nossa reportagem foi o ex-presidente da Ascop-DF, Geraldo Marrocos, que salientou a importância da associação e comentou sobre o objetivo de fortalecer cada vez mais os conselhos profissionais. “A associação tem esse finalidade de unir, agregar experiências para construir um futuro melhor para a sociedade”, afirma.
Entre as tarefas da Ascop-DF, Marrocos lembra que ela tua não somente na concessão e avaliação de registros profissionais como também no acompanhamento das práticas desse trabalhadores. “É a garantia que a sociedade brasileira tem de que os conselhos estão fiscalizando e garantindo que os bons profissionais permanecerão no mercado e os profissionais que não observarem as normas não estarão atuando no mercado”, assegura o ex-presidente.
Chapa
Além do presidente Geraldo Nascimento também tomaram posse na direção da Ascop-DF a vice-presidente Gilcilene El Chaer (Conselho Regional de Farmácia), o secretário geral Renato Pedreiro Miguel (Conselho Regional de Biomedicina), o tesoureiro Udenir de Oliveira Silva (Conselho Regional de Administração). Os conselheiros fiscais também tomaram posse, são eles: Marcos Wesley Feitosa (Conselho Regional de Enfermagem), Cesar Augusto Bergo (Conselho Regional de Economia) e Nicole Christine de Azevedo Silva (Conselho Regional de Educação Física); além dos suplentes Antonio Carlos Lago (Conselho Regional de Relações Públicas), Fabio Lima Cordeiro (Conselho Regional de Biblioteconomia) e Felipe Musardo Firm.
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: https: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka