A Secretaria de Saúde (SES-DF) informa que, a partir de agora, a vacina contra a dengue (Qdenga) pode ser administrada simultaneamente a outros imunizantes do calendário nacional, como as vacinas contra covid-19, gripe (influenza) e febre amarela. A mudança segue a nova diretriz do Ministério da Saúde, baseada em estudos que comprovam a segurança e a eficácia da coadministração.
Anteriormente, recomendava-se um intervalo de 24 horas entre a Qdenga e outras vacinas. No entanto, pesquisas indicaram que essa separação não é necessária, pois não há impacto negativo na resposta imunológica nem aumento significativo de efeitos adversos quando os imunizantes são aplicados no mesmo dia.
“A vacinação sempre foi muito segura, e essa atualização traz mais praticidade para os cidadãos, permitindo que protejam sua saúde contra várias doenças de uma só vez. Com a possibilidade de tomar mais de uma vacina no mesmo dia, esperamos aumentar a cobertura vacinal, especialmente em relação à dengue”, explica a gerente da Rede de Frio da SES-DF, Tereza Pereira.
A vacina da dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde devido ao maior risco de hospitalizações e complicações causadas pelo vírus. No DF, há um estoque de 20 mil doses disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBSs).
Proteção ampliada
Com a flexibilização das regras, a Secretaria de Saúde reforça a importância de aproveitar a ida aos postos de vacinação para atualizar a caderneta de imunização. Além da Qdenga, estão disponíveis vacinas essenciais, como as contra gripe, covid-19, hepatite B, tríplice viral e febre amarela.
Para a especialista da SES-DF, a medida facilita a adesão da população às campanhas de imunização. “Essa integração das vacinas representa um avanço na estratégia de proteção coletiva. Quanto mais pessoas imunizadas, menor a circulação dos vírus e menor a sobrecarga dos serviços de saúde”, ressalta Tereza Pereira.
A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir doenças e evitar complicações graves. Para se vacinar, basta procurar a UBS mais próxima, levando um documento de identidade e, se possível, a caderneta de vacinação.
Clique para mais informações sobre locais de vacinação e o calendário atualizado.
Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Emendas: Dino reforça necessidade da autoria nas alterações orçamentárias
Em nova decisão, o ministro acata as razões apresentadas pela Câmara e pelo Senado sobre emendas de comissão e transparência, com ressalvas sobre a necessidade da autoria das alterações orçamentárias O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, publicou nesta quinta-feira (15/5) nova decisão sobre as emendas parlamentares em que acata as razões apresentadas pela…
Indisponibilidade de produtos derruba visibilidade no e-commerce já no primeiro dia
Segundo pesquisa, categorias como café, snacks e itens de limpeza estão entre as mais impactadas; 46% dos produtos fora de estoque caem drasticamente no ranking das vitrines digitais Um estudo da Lett, marca da Neogrid especializada em inteligência de dados para a cadeia de consumo, revela um impacto imediato e expressivo na visibilidade de produtos…
Deputado quer proibir atendimento a ‘bebês reborn’ no SUS
O parlamentar argumentou que a proposta visa proteger “aqueles que realmente necessitam dos serviços públicos” O deputado estadual Cristiano Caporezzo (PL-MG) apresentou um projeto de lei que prevê a proibição de atendimento de bebês reborn em serviços públicos, incluindo no Sistema Único de Saúde (SUS), em Minas Gerais. Os chamados bebês reborn são bonecos realistas que têm viralizado…
Deixe um comentário