youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Marinha, Exército e FAB se unem em operações de apoio à população do RS

By  |  0 Comments

Militares atuam na arrecadação e distribuição de donativos, assim como no resgate e tratamento médico de vítimas das enchentes

A Marinha do Brasil (MB), o Exército Brasileiro (EB) e a Força Aérea Brasileira (FAB) mobilizam operações em apoio à população do Rio Grande do Sul, que sofre com o agravamento das enchentes que assolam o estado desde o último dia 30 de abril. Enquanto as ações da MB integram a Operação “Abrigo Pelo Mar – RS”, a Operação Taquari 2 abrange a atuação do EB e da FAB, que também foi a responsável pelo lançamento da campanha “Todos Unidos Pelo Sul”. As ações incluem o envio de veículos e oficiais para resgate de vítimas, a entrega de donativos e o tratamento de feridos.

Junto a voluntários, a FAB e o EB realizam, na manhã deste sábado (11/5), o envio de 400 toneladas de donativos para Canoas (RS), em mais uma etapa da campanha “Todos Unidos Pelo Sul”. Uma aeronave da FAB — que decola da Base Aérea de Brasília —, 20 carretas do Exército, além de veículos de empresários voluntários realizam o transporte de roupas, colchonetes, água e alimentos rumo ao município.

A campanha, lançada no dia 30 de abril, já arrecadou 1.500 toneladas de donativos, recebidos nas bases aéreas de Brasília, do Galeão (RJ) e de São Paulo (SP). Os insumos são enviados à Base Aérea de Canoas diariamente, por aeronaves da FAB.

Além das entregas à Base Aérea, a FAB iniciou, nessa quinta-feira (9/5), as missões de lançamento de donativos por paraquedas, visando facilitar e agilizar o atendimento à população isolada pela obstrução de estradas. O primeiro carregamento continha cerca de 2,4 toneladas de fardos de água e cestas básicas e foi lançado a partir da aeronave C-105 Amazonas do 1º Esquadrão do 15º Grupo de Aviação (1º/15º GAV) – Esquadrão Onça.

Operação Taquari 2

Coordenada pelo Ministério da Defesa e reunindo esforços do Exército e da FAB, a Operação Taquari 2 tem atuado no resgate da população das áreas afetadas pelas enchentes, por via marítima, aérea e terrestre. Além disso, veículos estão sendo utilizados no transporte de medicamentos, insumos hospitalares, alimentos, água e materiais de higiene para pessoas desabrigadas e comunidades ilhadas.

As Forças também estão responsáveis pelo transporte e manutenção dos hospitais de campanha, assim como dos insumos que os abastecem.

Segundo o último balanço, divulgado às 10h desta sexta (10/5) pelo Exército, a Operação já resultou no resgate de mais de 63 mil pessoas e mais de sete mil animais, na entrega de centenas de toneladas de refeições, mantimentos e medicamentos, de milhares de litros de água potável para hospitais, abrigos e pessoas isoladas e na desobstrução de estradas permitindo o fluxo de pessoas, bens e serviços.

Os efetivos das Forças despendidos para a Operação, até o momento, são de mais de 20 mil militares, policiais e agentes; mais de nove mil viaturas; 90 equipamentos de engenharia; mais de 50 aeronaves; mais de 280 embarcações e seis navios multitarefas, além da instalação e manutenção de seis hospitais de campanha.

Além das ações diretas, a FAB tem realizado trabalhos de inteligência focados na prevenção de novos eventos climáticos e de colapso de novas estruturas no RS. Nessa quinta, o 1º Esquadrão do 10º Grupo de Aviação (1°/10° GAV) – Esquadrão Poker, realizou uma missão de reconhecimento aéreo de estruturas sob risco, com duas aeronaves A-1M — especializadas em reconhecimento tático —, em que foram avaliadas 13 barragens e duas pontes.

A Força também tem utilizado imagens de satélite para identificar e monitorar áreas de risco em regiões suscetíveis a eventos climáticos extremos, como as enchentes no Rio Grande do Sul. Segundo a FAB, as imagens têm sido utilizadas para alimentar diversos órgãos de inteligência, como o próprio Comando Conjunto Ativado para a Operação Taquari, a Polícia Federal, as Universidades Federais de Santa Maria (UFSM) e do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade do Vale do Taquari, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), entre outros.

Operação “Abrigo Pelo Mar – RS”

As ações da Marinha, na Operação “Abrigo Pelo Mar – RS”, são similares e complementares às do Exército e da FAB. Neste sábado, o Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” atraca em Rio Grande (RS), junto com a Fragata Defensora, trazendo uma comissão de 1.350 militares, 154 toneladas de donativos, 38 viaturas, 24 embarcações de pequeno e médio porte, três helicópteros, além de duas estações móveis para tratamento de água, capazes de produzir um total de 20.000 litros de água potável por hora.

Segundo o levantamento divulgado nesta sexta pela Marinha, a Operação já mobilizou oito navios, 11 helicópteros, 70 viaturas, dois mil militares — 480 deles sendo fuzileiros navais —, duas estações móveis para tratamento de água, 78 mil litros de água, um hospital de campanha com 43 médicos e enfermeiros e 40 leitos, e 200 toneladas de doações.

No primeiro dia de funcionamento do hospital de campanha da Marinha, nessa quinta, 92 pessoas foram atendidas pela Força Naval na cidade de Guaíba.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *