Ir para o conteúdo
Casa Mundo Respeito ao legado de Francisco: novo papa demonstra compromisso com causas sociais
Mundo

Respeito ao legado de Francisco: novo papa demonstra compromisso com causas sociais

Compartilhar
Compartilhar

Robert Francis Prevost, agora líder da Igreja, contou que a opção pelo nome Leão XIV veio pelo fato de Leão XIII ter escrito a encíclica ‘Rerum Novarum’, que abordou a questão social no contexto da primeira grande revolução industrial

Enviado especial

Cidade do Vaticano — Na mesma sala em que, dias atrás, os 133 cardeais eleitores se preparavam para o conclave e debatiam os rumos da Igreja Católica, o papa Leão XIV explicou que escolheu seu nome por seu compromisso com as causas sociais, citou a revolução digital e deu uma demonstração de humildade. “O papa, começando por São Pedro até mim, seu indigno sucessor, é um humilde servo de Deus e dos irmãos, nada mais do que isso”, declarou aos purpurados. Robert Francis Prevost, agora líder da Igreja, contou que a opção pelo nome Leão XIV veio pelo fato de Leão XIII ter escrito a encíclica Rerum Novarum, que abordou a questão social no contexto da primeira grande revolução industrial. 

“Hoje, a Igreja oferece a todos seu patrimônio de doutrina social para responder a mais uma revolução industrial e aos desenvolvimentos da inteligência artificial, que colocam novos desafios na defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho”, afirmou Leão XIV. Depois o encontro com os cardeais, o pontífice fez uma visita ao Santuário da Nossa Senhora do Bom Conselho, na cidade de Genazzano, a 46km de Roma. No local de culto de tradição agostiniana desde o ano 1200. “Desejei muito vir aqui nestes primeiros dias do novo ministério que a Igreja me confiou, para levar adiante a missão como sucessor de Pedro”, disse o papa, que aproveitou para orar diante da imagem trazida da Albânia.

Especialista em Vaticano e doutor em ciências sociais pela Pontifícia Universidade Gregoriana (em Roma), Filipe Domingues acredita que o discurso de Leão XIV perante os cardeais deixou muito claro o desejo de continuidade do pontificado de Francisco, “com o jeito dele e com um carisma diferente”. “Ele repetiu os temas principais do papado de Francisco, que ele tem a intenção de prosseguir. Também explicou que o nome foi uma menção ao Leão XIII, o papa das coisas novas e da encíclica. Leão XIV foi um pontífice que se preocupou muito com os temas do trabalho e citou a inteligência artificial como um desafio dos nossos tempos”, afirmou ao Correio. “Podemos ver que é um papa antenado nessas questões e isso será uma prioridade para ele. Francisco tocava nesses assuntos, mas de uma forma mais lateral ou indireta. Leão XIV, no primeiro encontro com os cardeais, fala disso. Ele vem de uma geração mais jovem e com uma sintonia maior nesses tópicos da modernidade.”

Para Domingues, é bem possível que o papa publique uma nova encíclica sobre o trabalho. “Faz um bom tempo que não temos um documento sobre o trabalho; a última foi escrita por João Paulo II. Seria interessante se ele abordasse o tema no contexto da precarização do emprego, da perda de direitos, do trabalho análogo à escravidão, da exploração da mão-de-obra. Isso pode render ótimas reflexões.”

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Leão XIV apela aos líderes mundiais: “Guerras nunca mais!”

O novo papa fez a primeira oração e discursou do Balcão da...

Governo Lula se manifesta sobre cessar-fogo entre Paquistão e Índia

Acordo prevê pausa nas hostilidades entre os países. Itamaraty vê “passo positivo”...

Trump diz que aumentará o comércio com a Índia e o Paquistão

O presidente dos EUA elogiou a força, a sabedoria e a coragem...