Grupo de prevenção ao suicídio de Taguatinga é premiado
No mês reservado a prevenção ao suicídio – o setembro amarelo – o Grupo de Enfrentamento à Depressão e ao Suicídio (Geds), que há um ano atua de forma voluntária no Centro de Ensino Escola Industrial de Taguatinga (Cemeit), foi premiado com o Eit – premiação destinada a projetos escolares considerados criativos.
O assunto é sério e precisa ser tratado. A premiação, segundo os organizadores, é uma forma incentivo e os motiva a continuar nesse nessas atividades que tem um papel de atender uma área geralmente esquecida pelo poder público.
“Nós começamos o projeto com a ideia de levar afeto, dar suporte aos alunos e conseguir ajudá-los de alguma forma. Embora com toda a dor, temos coisas boas para poder continuar acreditando”, destaca a aluna do terceiro ano e participante do projeto, Caroline Miranda.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a segunda causa de mortes entre meninas de 15 a 19 anos (depois de problemas decorrentes da maternidade). Ainda de acordo com a OMS, 79% de todos os casos mundiais se concentram em países de baixa renda.
O Brasil, dos 183 países membros da OMS, é entre as nações que possuem projeto e programas de enfrentamento ao suicídio.
No Distrito Federal, dados da Gerência de Epidemiologia de Campo da Secretaria de Vigilância em Saúde, mostram que entre janeiro e fevereiro deste ano, 215 pessoas tentaram suicídio.
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Página noFacebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Página noFacebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Página pessoal: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves.5