Dino mantém suspensão de emendas do orçamento secreto
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino decidiu nesta quinta-feira (10) manter a suspensão do pagamento de emendas parlamentares RP8 e RP9 (emendas de comissão e de relator ao orçamento), chamadas de “orçamento secreto”.
A decisão foi assinada pelo ministro após uma audiência de conciliação realizada na manhã de hoje entre representantes do Congresso e do Executivo.
Dino entendeu que os representantes do Congresso não apresentaram “informações específicas, completas e precisas” para comprovar o cumprimento da decisão da Corte que determinou o fim das emendas do orçamento secreto.
Para o ministro, a liberação das emendas não ocorrerá enquanto medidas de transparência e rastreabilidade dos recursos não forem adotadas plenamente pela Câmara e o Senado.
“Ante o exposto, à vista das carências quanto ao cumprimento das determinações judiciais, permanece inviável o restabelecimento da plena execução das emendas parlamentares no corrente exercício de 2024, até que os Poderes Legislativo e Executivo consigam cumprir às inteiras a ordem constitucional e as decisões do plenário do STF”, decidiu.
Entenda
Em dezembro de 2022, o STF entendeu que as emendas chamadas de RP 8 e RP 9 são inconstitucionais. Após a decisão, o Congresso Nacional aprovou uma resolução que mudou as regras de distribuição de recursos por emendas de relator para cumprir a determinação da Corte.
No entanto, o Psol, partido que entrou com a ação contra as emendas, apontou que a decisão continua em descumprimento.
Após a aposentadoria da ministra Rosa Weber, relatora original do caso, Flávio Dino assumiu a condução do caso.
Em agosto deste ano, Dino determinou a suspensão das emendas e decidiu que os repasses devem seguir critérios de rastreabilidade. O ministro também mandou a Controladoria-Geral da União (CGU) auditar os repasses realizados pelos parlamentares por meio das emendas do orçamento secreto.
Com informações da Agência Brasil
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Projeto de autoria do distrital Ricardo Vale busca valorizar direitos trabalhistas de terceirizados
O projeto de lei 1.298/2024 de autoria do deputado distrital Ricardo Vale (PT) visa garantir e defender os direitos dos trabalhadores terceirizados que atuam na administração pública, autarquias e fundações públicas do Distrito Federal. apresentado na Câmara Legislativa (CLDF) no final de setembro passado, o projeto trata de regras do Direito Administrativo para o serviço…
-
Calendário Bolsa Família 2024: veja datas de pagamentos de novembro
Pagamentos do Bolsa Família em novembro de 2024 começam no dia 18 O calendário de pagamentos do Bolsa Família em novembro começa no dia 18. Beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) de final 1 serão os primeiros a receber. Saiba quem tem direito, como consultar o valor do benefício e as datas. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social,…
-
‘Baile Lotadão’, Oswaldo Montenegro e stand up com Rodrigo Marques são atrações do fim de semana no DF
O primeiro fim de semana de novembro chegou com opções que vão do funk ao teatro no Distrito Federal. Neste sábado (2), DJ Victor Lou e GBR chegam a Brasília com o “Baile Lotadão”. Na sexta (1º), o cantor e compositor Oswaldo Montenegro está de volta com a turnê “Celebrando 50 Anos de Estrada”. Já no sábado, o comediante…