Deputado Fábio Felix é vítima de homofobia durante audiência pública na Câmara Legislativa do DF
Segundo parlamentar, houve dois episódios de ataques e ameaças nesta semana. Mensagens foram postadas no chat de transmissão da audiência, na internet.
O deputado distrital Fábio Felix (Psol) foi vítima de ameaças e ataques homofóbicos durante uma audiência pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na manhã desta sexta-feira (11). A sessão discutia o passaporte da vacina contra Covid-19 em Brasília e era transmitida pelo Youtube.
Segundo o parlamentar, como ele defendia o passaporte, pessoas que se dizem contra a medida – e também contra a vacinação – começaram a postar ameaças e ataques contra ele no chat de discussão da audiência (veja acima).
“Não só agressões verbais, mas cometimentos de crimes, racismo, homofobia e ameaças. Falando que vão chegar à minha casa, ameaçando outras pessoas no chat. Não vamos tolerar”, diz Felix.
Conforme o deputado, foi a segunda vez, em uma semana, que ele sofreu esse tipo de violência. Na terça-feira (8), o distrital foi vítima de homotransfobia ao se posicionar contra o porte de armas para atiradores esportivos, quando a Casa liberou o porte no DF.
Deputado Fábio Felix em pronunciamento na Câmara Legislativa do Distrito Federal — Foto: CLDF/Carlos Gandra
‘Onde ele mora?’
Mensagens como “Onde ele mora?” e “Vamos pra frente da sua casa” foram enviadas para o chat da transmissão ao vivo da audiência pública desta sexta-feira. Uma das ofensas homofóbicas chegou a mencionar a necessidade de um “passaporte contra DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis)” no DF.
“Não nos calarão. Sou gay e defensor da ciência com muito orgulho. Todas as pessoas que destilaram seu ódio através de ameaças, racismo e LGBTIFobia vão responder por isso”, diz o deputado.
Deputado Distrital Fábio Felix (PSol) denuncia ataques homofóbicos durante audiência pública na Câmara Legislativa do DF
Fábio Felix disse ainda que está reunindo todas as provas e que vai acionar a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, ou por Orientação Sexual, ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin-DF) para que os agressores sejam investigados (veja vídeo acima).
VÍDEO: o que é transfobia
FONTE: G1-DF