Em decisão unânime, a 6ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve a internação compulsória de pessoa com histórico crônico de uso de drogas.
Segundo a sentença de 2ª instância, o tratamento da pessoa com dependência química ocorrerá em instituição especializada e será pago pelo DF.
No processo, um familiar solicitou a internação imediata de parente com dependência química, devido ao uso frequente de substâncias ilícitas e ao quadro psiquiátrico grave.
Segundo o familiar, o dependente químico teria tido episódios de agressividade, inclusive com ameaças a membros da família e riscos à sua integridade física.
Outras tentativas de tratamento em regime ambulatorial foram insuficientes. O parente ressaltou a falta de recursos financeiros para custear uma internação particular.
Perigo concreto
Para a Turma, a necessidade de internação, voluntária ou compulsória, pressupõe perigo concreto, “como é o caso em que o paciente possui quadro crônico de uso de drogas e que necessita de internação urgente, em face de comportamento agressivo”.
Segundo os desembargadores, o direito à saúde está assegurado pela Constituição Federal e pela Lei Orgânica do Distrito Federal.
O poder público deve fornecer tratamento adequado, principalmente quando o paciente não tem meios de arcar com os custos.
Internação e tratamento
Dessa forma, a Turma confirmou a internação compulsória em clínica psiquiátrica especializada, bem como assegurou que o paciente receba acompanhamento terapêutico e psiquiátrico pelo tempo que for necessário.
Contudo, a Justiça ressaltou que a família deve procurar soluções de médio e longo prazos assim que o paciente apresentar condições de alta.
Outro lado
O Metrópoles entrou em contato com o GDF sobre o caso. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Caixa começa a oferecer Minha Casa, Minha Vida para classe média
As famílias com renda mensal de até R$ 12 mil podem, a partir desta segunda-feira (5), contratar a nova modalidade do Minha Casa, Minha Vida voltada à classe média. A Caixa Econômica Federal começou a oferecer os empréstimos da nova categoria do programa habitacional. Líder no financiamento imobiliário no país, concentrando cerca de 70% das…
Abertas as inscrições para a segunda edição do Casamento Comunitário de 2025
Formalizar a união é o sonho de muitos casais. Para Maria das Graças Alves de Sousa, 66 anos, e Evaldo Manoel dos Santos, 74, esse momento finalmente chegou. Juntos há quase uma década, eles encontraram no Casamento Comunitário a oportunidade de oficializar o amor que os une. “Estamos sonhando com o dia de viver como…
Aeroporto de Brasília começa a operar voos diários para Buenos Aires
O Aeroporto de Brasília passa a operar no mês de maio voos diários diretos para Buenos Aires, capital da Argentina. A empresa responsável pelos voos é a Gol, que desde janeiro começou a fazer a rota com cinco voos por semana. Agora, os voos serão realizados diariamente. Os voos, que duram 4 horas, terão como destino os Aeroporto…
Deixe um comentário