Ir para o conteúdo
Casa Congresso Oposição deve protocolar pedido de CPMI do INSS nesta segunda (12/5)
Congresso

Oposição deve protocolar pedido de CPMI do INSS nesta segunda (12/5)

Compartilhar
Compartilhar

A oposição ao governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) deve protocolar ainda nesta segunda-feira (12/5) o pedido de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar as irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Parlamentares da oposição afirmam que já conseguiram mais de 171 deputados e 27 senadores assinantes do requerimento, ou seja, já houve a coleta do mínimo de assinaturas necessárias para o pedido ser protocolado. A deputada coronel Fernanda (PL-MT) e a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) são as que articulam a criação de uma CPMI.

A abertura de uma CPMI dependerá do presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Se ele fizer a leitura do requerimento em uma sessão conjunta da Câmara e do Senado, aí sim o colegiado poderá ser instalado e começar a funcionar.

Há duas semanas, a oposição na Câmara protocolou um pedido de CPI no INSS na Casa. A abertura, no entanto, depende do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que pediu ao autor do requerimento da CPI, deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), a revisão de todas as 12 propostas de CPI que estão na fila antes da sobre o INSS, para saber quais já perderam o objetivo de existirem.

Com a chance de uma CPI não ser aberta na Câmara, a oposição fez uma ofensiva para pedir uma CPMI do Congresso, porém a ideia de uma comissão para investigar o INSS não é unânime nem na oposição, já que os problemas do INSS começaram na gestão de Jair Bolsonaro (PL), e existe chance de governistas e a oposição serem expostas com um colegiado.

Os parlamentares querem instalar a CPMI para investigar esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões revelado por reportagens do Metrópoles e que levou a uma mega-operação da Polícia Federal. O escândalo resultou na demissão do presidente do INSS e na queda do então ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT).

Fraudes reveladas

escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23/4 e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Inscrição para a seleção estudantil da UnDF termina neste domingo (18) 

    Inscrição para a seleção estudantil da UnDF termina neste domingo (18) 

    Interessados em estudar em uma universidade pública e gratuita têm até este domingo (18) para fazer a inscrição em um dos 17 cursos superiores da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF). A inscrição é feita somente pela internet, neste endereço eletrônico. Assim como nos anos anteriores, a seleção dos candidatos será feita…

  • Com transporte público modernizado, uso do Cartão Mobilidade cresce 30% e chega a 720 mil usuários

    Com transporte público modernizado, uso do Cartão Mobilidade cresce 30% e chega a 720 mil usuários

    Desde a implantação do sistema 100% digital no transporte público coletivo do DF, em dezembro de 2024, foram emitidos 142.367 novos cartões Mobilidade, e o total de pessoas que utilizam o modelo para pagamento das passagens chegou a 719.624 em abril deste ano. De acordo com o sistema de bilhetagem da Secretaria de Transporte e…

  • Ginasta brasiliense se destaca entre os quatro melhores do país no Troféu Brasil

    Ginasta brasiliense se destaca entre os quatro melhores do país no Troféu Brasil

    Fazer 1% melhor a cada dia. O lema do atleta brasiliense Fernando Cauã Cantuária, 18 anos, durante os treinos o levou a conquistar o quarto lugar do Campeonato Brasileiro Troféu Brasil. A posição veio em sua estreia na categoria adulto, na modalidade solo. Realizada em Brasília após mais de 10 anos, a competição oficial da…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Após esforço concentrado, Câmara tem semana de recesso informal

Com apenas dois meses pela frente antes do recesso parlamentar do meio...

Câmara aprova urgência para projeto que aumenta número de deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (6/5), o requerimento de urgência...

Gilvan da Federal tem mandato suspenso, decide Conselho de Ética

O Conselho de Ética e Decoro da Câmara dos Deputados decidiu, nesta...

Motta defende proposta de Alcolumbre por anistia alternativa

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu nesta segunda-feira (5/5)...