Até agora, o governo russo não respondeu sobre a tentativa de negociações “presenciais” e o pedido de cessar-fogo por um mês
A Ucrânia aguarda uma resposta à proposta de Volodimir Zelensky de se encontrar pessoalmente com Vladimir Putin esta semana. Até agora, o governo russo não respondeu sobre a tentativa de negociações “presenciais” e o pedido de cessar-fogo por um mês.
Kiev afirmou, nesta segunda-feira (12/5), que a Rússia lançou mais de 100 drones contra a Ucrânia durante a noite. As autoridades locais relataram pelo menos uma morte e seis feridos no leste do país, além de danos à infraestrutura ferroviária e prédios residenciais.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sibiga, disse que a Rússia está ignorando “completamente” o cessar-fogo incondicional de 30 dias proposto por Kiev e seus aliados e continua atacando “ao longo” da linha de frente.
“Os russos estão ignorando completamente a oferta de um cessar-fogo total e duradouro a partir de 12 de maio. Eles continuam atacando posições ucranianas ao longo da linha de frente”, escreveu o ministro na rede social X.
No domingo (11/5), o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, afirmou estar disposto a se reunir “pessoalmente” com Vladimir Putin, em Istambul, na Turquia, depois que os Estados Unidos sugeriram a necessidade de diálogos diretos para determinar a possibilidade de um acordo de paz.
Zelensky conversa com o papa
Zelensky disse que conversou com o papa Leão XIV nesta segunda-feira (12/5). O líder ucraniano disse que agradeceu o pontífice pelo apoio e disse valorizar profundamente as palavras dele sobre a necessidade de alcançar uma paz justa e duradoura.
“Também discutimos as milhares de crianças ucranianas deportadas pela Rússia. A Ucrânia conta com a ajuda do Vaticano para trazê-las de volta às suas famílias. Informei o Papa sobre o acordo entre a Ucrânia e nossos parceiros de que, a partir de hoje, um cessar-fogo total e incondicional por pelo menos 30 dias deve ser iniciado. Também reafirmei a prontidão da Ucrânia para novas negociações em qualquer formato, incluindo conversas diretas — uma posição que temos enfatizado repetidamente. A Ucrânia quer pôr fim a esta guerra e está fazendo tudo para isso. Agora, aguardamos medidas semelhantes da Rússia”, disse Zelensky.
O presidente ucraniano também afirmou que convidou o 267º pontífice da Igreja para visitar a Ucrânia. “Tal visita traria esperança real a todos os fiéis e a todo o nosso povo. Concordamos em manter contato e planejar uma reunião presencial em um futuro próximo”, relatou Zelensky.
Com informações da AFP*
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Inscrição para a seleção estudantil da UnDF termina neste domingo (18)
- Com transporte público modernizado, uso do Cartão Mobilidade cresce 30% e chega a 720 mil usuários
- Ginasta brasiliense se destaca entre os quatro melhores do país no Troféu Brasil
- Moraes suspende passaporte diplomático de Collor
- Oposição deve protocolar pedido de CPMI do INSS nesta segunda (12/5)
Deixe um comentário