Ir para o conteúdo
Casa Sem categoria Ucrânia aguarda resposta da Rússia sobre reunião de Zelensky e Putin
Sem categoria

Ucrânia aguarda resposta da Rússia sobre reunião de Zelensky e Putin

Compartilhar
Compartilhar

Até agora, o governo russo não respondeu sobre a tentativa de negociações “presenciais” e o pedido de cessar-fogo por um mês

Ucrânia aguarda uma resposta à proposta de Volodimir Zelensky de se encontrar pessoalmente com Vladimir Putin esta semana. Até agora, o governo russo não respondeu sobre a tentativa de negociações “presenciais” e o pedido de cessar-fogo por um mês. 

Kiev afirmou, nesta segunda-feira (12/5), que a Rússia lançou mais de 100 drones contra a Ucrânia durante a noite. As autoridades locais relataram pelo menos uma morte e seis feridos no leste do país, além de danos à infraestrutura ferroviária e prédios residenciais.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sibiga, disse que a Rússia está ignorando “completamente” o cessar-fogo incondicional de 30 dias proposto por Kiev e seus aliados e continua atacando “ao longo” da linha de frente.

“Os russos estão ignorando completamente a oferta de um cessar-fogo total e duradouro a partir de 12 de maio. Eles continuam atacando posições ucranianas ao longo da linha de frente”, escreveu o ministro na rede social X.

No domingo (11/5), o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, afirmou estar disposto a se reunir “pessoalmente” com Vladimir Putin, em Istambul, na Turquia, depois que os Estados Unidos sugeriram a necessidade de diálogos diretos para determinar a possibilidade de um acordo de paz.

Zelensky conversa com o papa

Zelensky disse que conversou com o papa Leão XIV nesta segunda-feira (12/5). O líder ucraniano disse que agradeceu o pontífice pelo apoio e disse valorizar profundamente as palavras dele sobre a necessidade de alcançar uma paz justa e duradoura.

“Também discutimos as milhares de crianças ucranianas deportadas pela Rússia. A Ucrânia conta com a ajuda do Vaticano para trazê-las de volta às suas famílias. Informei o Papa sobre o acordo entre a Ucrânia e nossos parceiros de que, a partir de hoje, um cessar-fogo total e incondicional por pelo menos 30 dias deve ser iniciado. Também reafirmei a prontidão da Ucrânia para novas negociações em qualquer formato, incluindo conversas diretas — uma posição que temos enfatizado repetidamente. A Ucrânia quer pôr fim a esta guerra e está fazendo tudo para isso. Agora, aguardamos medidas semelhantes da Rússia”, disse Zelensky.

O presidente ucraniano também afirmou que convidou o 267º pontífice da Igreja para visitar a Ucrânia. “Tal visita traria esperança real a todos os fiéis e a todo o nosso povo. Concordamos em manter contato e planejar uma reunião presencial em um futuro próximo”, relatou Zelensky.

Com informações da AFP*

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Ana Maria Braga não apresenta Mais Você e substitutos explicam motivo

Saída temporária de Ana Maria Braga do Mais Você foi confirmada pelos...

Cruzeiro derrota Bahia com gol nos acréscimos no Brasileirão Feminino

Jogadoras do Cruzeiro vibram com gol no finzinho do jogo contra o...

📢 *NA MÍDIA: A tentativa de empurrar um banco quebrado para o colo do povo de Brasília*

🔗 Referência: Revista Piauí – “A operação para salvar o Banco Master...

FERCAL GANHA GUIA INÉDITO COM TRILHAS DA REGIÃO GEORREFERENCIADAS E SINALIZADAS

Ricardo Vale, deputado distrital (PT-DF); ☑️ DISTRITO FEDERAL | Com o apoio...