Receita do DF realiza operação contra fraudes fiscais
A operação Tributum Vehiculum visa combater a sonegação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em mercadorias sujeitas à substituição tributária no Distrito Federal (DF)
A Secretaria de Estado de Economia (SEEC), por meio da Receita do Distrito Federal, realiza nesta quarta-feira (12/6), operação que visa combater a sonegação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
A operação Tributum Vehiculum tem o objetivo de monitorar mercadorias sujeitas à substituição tributária no Distrito Federal (DF), e desarticular operações de fraudes fiscais.
De acordo com as investigações, auditores fiscais da SEEC identificaram diversas mercadorias oriundas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Goiás que tiveram o recolhimento do ICMS menor que o devido, por utilização de alíquotas erradas.
Assim, usando técnicas e ferramentas de monitoramento, a Gerência de Monitoramento e Auditorias Especiais (Gemae) da SEEC alterou o procedimento de fiscalização de grandes contribuientes. O novo método de fiscalização agora envolve uma análise constante de indicadores econômicos e fiscais, além de verificar se as empresas estão cumprindo obrigações específicas estabelecidas.
Com as mercadorias recolhidas, os contribuintes serão notificados para regularizarem a situação e corrigirem o problema em suas operações futuras. Caso as empresas não realizem o pagamento do imposto devido no prazo estipulado, serão realizadas auditorias para apuração dos valores devidos e emissão de auto de infração, com aplicação da multa prevista em lei.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
- Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento
- PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e outros 35 em inquérito sobre golpe de Estado
- Veja quem são os indiciados por golpe de Estado em 2022 pela PF
- Senai abre 4,2 mil vagas gratuitas para cursos em 2025; veja como se inscrever