Crimes violentos caem no DF, aponta levantamento do governo
O número de homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal caíram nos primeiros seis meses no Distrito Federal. A constatação é da Secretaria de Segurança Pública do DF que, comparando com o mesmo período do ano passado, constatou que houve uma queda de 11% (de 246 para 218 casos), por exemplo, em relação ao número de homicídios. Os latrocínios também caíram. Foram 12 casos neste semestre, dois a menos em relação a 2018.
“A redução dos crimes contra a vida é, para nós, um grande avanço, pois significa que 33 vidas foram preservadas neste período. Isso é resultado do trabalho integrado entre SSP/DF e suas subsecretarias, as Forças de Segurança e de parceiros de outros órgãos de governo e sociedade civil. É um trabalho conjunto”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres.
Os casos crime contra o patrimônio também caíram. O roubo em comércio, por exemplo, reduziu de 983 casos para 658 (33,1%); furtos em veículos e roubos a residência, de veículos e assalto de pedestre caíram 6%, 29,7%, 17,8% e 14,1%, respectivamente.
Os dados da secretaria mostram ainda que o número de mortes no trânsito também sofreu redução, no primeiro semestre, saindo de 168 casos, em 2018, para 144.
Já os casos de feminicídio ficaram estáveis, registrando 14 vítimas contra 13 do ano passado.