youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Para Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara, liberdade de Lula é pré-requisito para país voltar a crescer

By  |  0 Comments

Ele também comenta sobre a divulgação de novas mensagens da Vaza Jato e dos casos de corrupção envolvendo a família de Bolsonaro

As notícias publicadas pelo site jornalístico Intercept Brasil, conhecidas por Vaza Jato, conseguiram apresentar as evidências à narrativa, principalmente, defendida pelos advogados do ex-presidente Lula, cuja temática central era de que haveria um conluio entre procuradores da força tarefa Lava-Jato e o juiz Sergio Moro. “Nós já denunciávamos isso”, diz Paulo Pimenta, líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados. Para o deputado, as notícias onde aparecem mensagens trocadas entre os procuradores e Moro, num aplicativo de mensagens, materializam as alegações feitas pela defesa de Lula.

Entre essas alegações está a de que Moro é um juiz parcial, ou seja, tinha lado no processo, no caso, o lado da força tarefa Lava Jato. Agora, caberá ao Supremo Tribunal Federal (STF), dizer se as mensagens servirão ou não como provas. A decisão da corte, segundo Pimenta, deve ocorrer nos próximos quinze dias, quando também haverá a avaliação sobre a matéria que trata da prisão de condenados em segunda instancia e da suspeição de Moro nos processos de Lula. Caso o STF aceite as mensagens do Intercept como provas das argumentações da defesa do ex-presidente, muitas novidades ainda aconteceriam sobre esse contexto.

“Esta semana eu tive a oportunidade de conversar com alguns repórteres que trabalham no Intercept [Brasil], e eles me disseram que estão mais perto do início que perto do fim. Que tem muito material ainda por vir”, lembra o deputado.

Governo federal

 Outro ponto analisado pelo parlamentar é o referente ao governo federal, que na sua visão vem “se desintegrando à luz do dia”. De acordo com Pimenta, o governo tem se enfraquecido dia após dia, porém, ele ressalta que pedir o impeachment do presidente Jair Bolsonaro, sem antes ter apoio da população, pode ser arriscado e, até mesmo, contraditório.

“Nós temos que ter condições políticas na sociedade, e essas condições estão se criando, porque nós não podemos dar um tiro na água”, diz. Como Pimenta coloca, se uma possível abertura de impeachment contra Bolsonaro no Congresso, sem apoio da população, sair fracassada, ao invés de derrubar o governo, aconteceria efeito contrário: “o governo se fortaleceria”.

“Nós precisamos continuar falando às pessoas sobre o Fora Bolsonaro! O Brasil não aguenta quatro com este governo”, afirma.

Corrupção

O tema sobre a corrupção é caro ao PT. O partido sofre acusações – fundadas e infundadas – sobre casos de corrupção com verba pública. O presidente Lula, maior liderança do partido, está preso por condenação em caso relacionado ao assunto. Portanto, conforme Pimenta contra-argumenta, a família de Bolsonaro – da primeira-dama aos filhos – seriam também suspeitos de casos de corrupção, porém o tratamento por parte dos órgãos competentes sobre assunto tem sido outro.

“Por que eles estão com medo que o Queiroz fale? Por que eles estão com medo que o sargento da cocaína [militar preso em voo presidencial, na Espanha] fale? Porque a hora que essa gente falar não vai sobrar pedra sobre pedra”, diz Pimenta.

Na opinião do deputado, não houve provas que sustentassem a prisão de Lula. Porém, no caso envolvendo os filhos, a mulher de Bolsonaro, haveria provas, mas baixa investigação e nenhuma condenação.

Lula Livre!

“Quando a gente vai lá, o Lula diz assim: ‘eu não sou pombo, pombo é que usa argola na canela’”, lembra o deputado ao falar sobre a prisão de Lula. De acordo com a própria decisão do ex-presidente, Pimenta afirma que Lula diz sair da cadeia apenas após reaver na Justiça sua inocência. “E ele quer ainda que [Sergio] Moro, [Deltan] Dallagnol sejam investigados.”

A relação do deputado com Lula deu a ele a seguinte constatação: “O presidente é uma pessoa muito corajosa.”    

O deputado defende a bandeira “Lula Livre!” e explica que somente com a soltura e inocência do petista, seria possível fazer o país voltar a ter um funcionamento normal da economia e da política.

“O Brasil para se recuperar precisa do Lula. Por isso nós precisamos dizer não só Lula Livre!, mas também, Lula Presidente!.”, defende Pimenta.

Siga nossas redes sociais

Site: http://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Página no Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Página no Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Página pessoal: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves.5

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *