Escala 6X1: redução de jornada é tendência mundial, diz Alckmin
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, declarou nesta terça-feira (12/11), ao comentar sobre o fim da escala 6×1, que a redução da jornada de trabalho é “tendência no mundo inteiro”.
Porém, argumentou que a discussão cabe à sociedade e ao Congresso Nacional. Uma proposta de emenda à Constituição (PEC) apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSol-SP) vem ganhando tração e apoio popular, e já tem mais de 130 assinaturas — são necessárias 171 para que a PEC comece a tramitar na Câmara dos Deputados.
“Isso não foi ainda discutido, mas acho que é uma tendência no mundo inteiro, à medida que a tecnologia avança, você pode fazer mais com menos pessoas, você ter uma jornada menor. Isso é um debate que cabe à sociedade e ao Parlamento”, respondeu Alckmin ao ser questionado por jornalistas em Baku, no Azerbaijão, onde participa da COP29, representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Corte de gastos
O ministro também foi questionado sobre a proposta para corte de gastos, que está sendo desenhada pelo governo federal. Ele não deu detalhes sobre as medidas em discussão, mas afirmou que o governo cumprirá o arcabouço fiscal e a meta de deficit zero.
“Eu participei da reunião na semana passada, reunião muito proveitosa, e o presidente Lula deixou claro que cumprirá rigorosamente o arcabouço fiscal. Ou seja, deficit primário zero. É compromisso do governo a questão do arcabouço fiscal”, disse o vice-presidente.
Perguntado sobre a possibilidade de desvinculação de benefícios do salário mínimo e sobre cortes nas aposentadorias de militares, possibilidade que foi sugerida pela Fazenda, ele não comentou diretamente, e apontou que a definição cabe à equipe econômica.
“O que tem que ficar claro é que o Brasil terá uma política fiscal rigorosa. Isso vai nos permitir uma política monetária melhor para o desenvolvimento com menor taxa de juros”, enfatizou.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Da estética à boa infraestrutura! Conheça as vantagens que só as portas de madeira da Terraviva Madeiras têm a oferecer
A Terraviva Madeiras tem feito uma campanha neste mês de novembro para divulgar as vantagens de se adquirir suas portas de madeira. Como nossos leitores já sabem, a Terraviva Madeiras é uma loja completa, sendo líder em portas e janelas de madeira reflorestada. Com quatro lojas no Distrito Federal e uma em Valparaíso de Goiás,…
-
Governo adia divulgação de resultados do Concurso Nacional Unificado
A divulgação dos resultados finais do CNU (Concurso Nacional Unificado) foi adiada. Inicialmente marcada para esta quinta-feira (21), a apuração da seleção foi postergada pelo MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) nesta quarta (20). A nova data será divulgada amanhã. O motivo ainda não foi informado. O concurso serve para preencher…
-
Relação entre Brasil e China vive melhor momento, diz Xi Jinping
O presidente da China, Xi Jinping, que faz visita de Estado ao Brasil nesta quarta-feira (20), afirmou que a relação entre os dois países vive o seu melhor momento na história. O líder chinês foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio da Alvorada, residência oficial. Ambos assinaram 37 novos acordos bilaterais. “Mantive…