Ir para o conteúdo
Casa Saúde Pública Lucilene Florêncio vai presidir Comitê de Planejamento da Saúde do DF
Saúde Pública

Lucilene Florêncio vai presidir Comitê de Planejamento da Saúde do DF

Compartilhar
Compartilhar

A secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, vai presidir o Comitê de Planejamento da Saúde do DF. A médica está na chefia da pasta desde junho de 2022 e passará, também, a ser responsável pelo grupo que orientará as ações da rede de saúde pública da capital do país.

AD

O governador Ibaneis Rocha (MDB) revogou o decreto que criou o Comitê Gestor de Saúde do DF – que era presidido pela Secretaria de Economia – e reformulou o grupo, com novo nome, presidente e atribuição.

“Ouvimos os deputados, sentamos na mesa de negociação e acatamos as sugestões, o que mais uma vez mostra que sempre estou aberto ao diálogo. Mantivemos a ideia central, que é criar uma nova forma de gerir a saúde e dar mais resultados à população”, afirmou Ibaneis.

O Comitê de Planejamento da Saúde do DF terá “função de coletar informações, identificar fragilidades e subsidiar a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, nas ações de curto, médio e longo prazo correlatas à organização e à elaboração de planos e políticas públicas voltados à promoção, prevenção e assistência à saúde”.

Trata-se de um grupo orientador e não gestor, como era o primeiro, de acordo com fontes palacianas. As mudanças foram feitas pelo Palácio do Buriti após questionamentos de deputados distritais, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e de outros órgãos.

Compõem o Comitê de Planejamento da Saúde do Distrito Federal:

AD

  • três membros da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal;
  • um membro da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal;
  • um membro da Casa Civil do Distrito Federal;
  • um membro do Conselho de Saúde do Distrito Federal.

Também vão integrar o grupo, como membros consultivos: dois indicados do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF); um do Instituto de Cardiologia e Transplante do Distrito Federal (ICT); e um do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). O comitê terá 13 membros executivos, que ocuparão cargos comissionados.

Compete ao Comitê de Planejamento da Saúde do Distrito Federal orientar:

  • políticas públicas de urgência em saúde, para o atendimento dos objetivos centrais da promoção, prevenção e assistência à saúde;
  • estudos que visem nortear a elaboração de políticas públicas de urgência no âmbito da saúde, com a colaboração de outros órgãos e entidades do Distrito Federal, quando necessário;
  • ações distritais que contribuam com os objetivos centrais e as atividades correlatas à organização e elaboração de planos e políticas públicas de urgência em saúde voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Feira do agronegócio do DF deve atrair 170 mil pessoas

    Feira do agronegócio do DF deve atrair 170 mil pessoas

    Ao CB. Agro, representante do setor agropecuário do DF antecipou algumas novidades da AgroBrasília deste ano, que contará com mais expositores e um ambiente específico de inovação tecnológica no campo, com destaque para as startups O presidente da AgroBrasília, José Guilherme Brenner, convidado de ontem do CB Agro — parceria do Correio com a TV Brasília — comentou sobre a 16ª…

  • Previsão do tempo: Fim de semana será de frio no Distrito Federal

    Previsão do tempo: Fim de semana será de frio no Distrito Federal

    Entre sábado (17/5) e domingo (18/5), a temperatura máxima deve se manter nos 24°C. O clima só volta a esquentar a partir de quarta (21) O fim de semana será de frio no Distrito Federal, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Neste sábado (17/5), os termômetros variam entre 15°C e 24°C, tendência que se…

  • Retorno do projeto Pôr do Sol no Parque da Cidade é adiado

    Retorno do projeto Pôr do Sol no Parque da Cidade é adiado

    A área do evento foi tomada por lama após o rompimento de uma tubulação. Os reparos já foram iniciados e uma nova data será anunciada em breve O retorno do projeto Pôr do Sol no Parque da Cidade, previsto para iniciar neste sábado (17/5), foi adiado devido a um imprevisto na manutenção no espaço, informou a Secretaria…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Saúde amplia tratamento para casos graves de Alzheimer no SUS

Uma portaria do Ministério da Saúde publicada nesta quinta-feira (15) no Diário Oficial da...

Anvisa volta a interditar pasta dental da Colgate

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltou a interditar cautelarmente o creme...

Vacinação nas escolas do DF é intensificada para ampliar a cobertura entre crianças e adolescentes

Para promover a saúde e prevenir doenças, escolas públicas de todo o...

Brasília será primeira cidade do Centro-Oeste com botão de emergência na Uber ligado ao 190

O botão de segurança do aplicativo da Uber agora será integrado ao...