youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Lucilene Florêncio vai presidir Comitê de Planejamento da Saúde do DF

By  |  0 Comments

A secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, vai presidir o Comitê de Planejamento da Saúde do DF. A médica está na chefia da pasta desde junho de 2022 e passará, também, a ser responsável pelo grupo que orientará as ações da rede de saúde pública da capital do país.

AD

O governador Ibaneis Rocha (MDB) revogou o decreto que criou o Comitê Gestor de Saúde do DF – que era presidido pela Secretaria de Economia – e reformulou o grupo, com novo nome, presidente e atribuição.

“Ouvimos os deputados, sentamos na mesa de negociação e acatamos as sugestões, o que mais uma vez mostra que sempre estou aberto ao diálogo. Mantivemos a ideia central, que é criar uma nova forma de gerir a saúde e dar mais resultados à população”, afirmou Ibaneis.

O Comitê de Planejamento da Saúde do DF terá “função de coletar informações, identificar fragilidades e subsidiar a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, nas ações de curto, médio e longo prazo correlatas à organização e à elaboração de planos e políticas públicas voltados à promoção, prevenção e assistência à saúde”.

Trata-se de um grupo orientador e não gestor, como era o primeiro, de acordo com fontes palacianas. As mudanças foram feitas pelo Palácio do Buriti após questionamentos de deputados distritais, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e de outros órgãos.

Compõem o Comitê de Planejamento da Saúde do Distrito Federal:

AD

  • três membros da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal;
  • um membro da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal;
  • um membro da Casa Civil do Distrito Federal;
  • um membro do Conselho de Saúde do Distrito Federal.

Também vão integrar o grupo, como membros consultivos: dois indicados do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF); um do Instituto de Cardiologia e Transplante do Distrito Federal (ICT); e um do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). O comitê terá 13 membros executivos, que ocuparão cargos comissionados.

Compete ao Comitê de Planejamento da Saúde do Distrito Federal orientar:

  • políticas públicas de urgência em saúde, para o atendimento dos objetivos centrais da promoção, prevenção e assistência à saúde;
  • estudos que visem nortear a elaboração de políticas públicas de urgência no âmbito da saúde, com a colaboração de outros órgãos e entidades do Distrito Federal, quando necessário;
  • ações distritais que contribuam com os objetivos centrais e as atividades correlatas à organização e elaboração de planos e políticas públicas de urgência em saúde voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Ibaneis determina ônibus e metrô de graça aos domingos e feriados

    Ibaneis determina ônibus e metrô de graça aos domingos e feriados

    A partir de 1º/3, passageiros de ônibus e metrô terão tarifa zero aos domingos e feriados. Medida poderá ser estendida para todos os dias O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), determinou que, a partir do dia 1º de março, os passageiros do transporte público da capital do país não vão mais pagar passagens para ir…

  • MDS suspende termo de colaboração de quatro entidades do Programa Cozinha Solidária

    MDS suspende termo de colaboração de quatro entidades do Programa Cozinha Solidária

    Em atenção ao processo conduzido pelo MDS de avaliação do início da execução do Programa Cozinha Solidária, o Ministério decide: suspender a execução do termo de colaboração de quatro entidades até finalização da fiscalização em andamento. m atenção ao processo conduzido pelo MDS de avaliação do início da execução do Programa Cozinha Solidária, o Ministério…

  • MDS apresenta novo sistema do Cadastro Único a gestores municipais

    MDS apresenta novo sistema do Cadastro Único a gestores municipais

    Com ampla programação no evento, o MDS explicou funcionamento e operacionalização da plataforma O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome promoveu, nesta quarta-feira (12.02), uma oficina sobre a operacionalização do novo sistema do Cadastro Único, previsto para ser lançado neste mês. A atividade integra a programação do Encontro de Novos…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *