Alimentos saudáveis estão em alta do DF: saúde e sabor em primeiro lugar
Vendedores de produtos orgânicos comemoram alta de 20% nas vendas em 2022. Frangos, ovos e hortifruti têm sido os alimentos mais procurados. Público jovem está em busca de consumo mais saudável e sustentável
Verinaldo explica que o custo-benefício em relação ao produto compensa quando os clientes têm consciência de onde vem o alimento e a forma natural como é produzido. “Às vezes, as pessoas não consomem o produto orgânico porque é caro, coisa de rico, mas quando elas têm consciência, o estilo de vida com alimentos mais saudáveis é melhor e ela se torna um ser humano com mais possibilidade de ser feliz. Comprar um um quilo de tomate, por exemplo, vai estar mais barato que o tomate orgânico, mas você precisa comer a quantidade necessária para o seu dia, com uma boa qualidade”, argumenta.
Caminho sem volta
Cliente frequente da loja Korin, na Comercial da 715/714 Norte há sete anos, desde que se curou do câncer de mama, a aposentada Ivete Campos vai a pé de casa, na quadra 105 Norte, até o local, a feira que acontece aos sábados. Semanalmente, ela costuma comprar tomates, carnes e produtos integrais. “Tenho uma afinidade para esse tipo de alimentação. Comecei a praticar pilates, andar de bicicleta e usar o tomate para fazer molho natural”, relata.
A escolha por produtos orgânicos é um caminho sem volta para Ivete. Ela desconsidera ir a supermercados tradicionais porque tem receio de ingerir substâncias maléficas ao organismo. “Se eu puder evitar alimentos que não tenham certificado contra antibióticos, produtos que vão prejudicar a minha saúde, prefiro comprar um que tenha a pagar remédios depois para cuidar de algum problema no meu corpo”, justifica a moradora da região.
A atenção com a sustentabilidade do planeta é um cuidado a mais para o cineasta Getsemane Silva, 50. Ele reconhece que o valor do alimento passa pela transparência de como é produzido. “Busco qualidade, com menos produtos químicos. É uma tentativa de ser mais saudável, com menos conservantes”, avalia. O morador da Asa Sul costuma comprar em mercados e feiras do DF, onde encontra preços parecidos com o varejo. “O preço compensa. Em geral, percebo que é 10% mais caro, mas vale a pena para quem tem condições”, compara o consumidor.
Comunidade engajada
A relação de consumidor e produtor também é diferente no mercado de produtos orgânicos. Uma prova é a Comunidade que Sustenta a Agricultura da Florestta (CSA), com chácara em Luziânia, onde cultiva vários alimentos. Os mais consumidos são alface, cenoura, rúcula, banana, cebola, abobrinha e brócolis. “É uma relação de confiança com os clientes, na qual as pessoas sabem para onde vai sair o dinheiro delas, qual família está apoiando financeiramente”, contextualiza a dona da marca, Gisely Coité, 40.
Advogada de formação, ela e o marido, Aleixo Leitão, 40, criaram a empresa há nove anos porque era difícil encontrar orgânicos em Brasília para a introdução alimentar da filha recém-nascida. Foi, então, que passaram a plantar verduras no quintal de casa com ajuda financeira de cinco amigos. No modelo da CSA, o cliente pode visitar o sítio da família e ter contato direto com o produtor durante visitas marcadas a cada três meses. Os próximos devem ser em 18 ou 25 de março. “As famílias apoiam um produtor rural que recebe um valor por mês e entrega uma assinatura pautada na economia associativa e colaborativa. Isso é muito bacana porque o produtor não fica desamparado financeiramente. As pessoas pagam para o produtor produzir, e, com a participação do grupo, vão opinar na produção de acordo com sazonalidade”, adianta Gisely.
Para adquirir os produtos, a CSA oferece centros de distribuição dos alimentos, que ficam no Gama, onde as cestas são organizadas e funciona o escritório. Mas também são feitas entregas em domicílio, com pontos de convivência para retirada da cesta em Águas Claras, Asa Sul, Asa Norte, Guará e Gama.
Com informações do portal Correio Braziliense
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