Agentes de segurança da Argentina entraram em confronto com manifestantes durante um protesto de aposentados contra o governo de Javier Milei, na tarde desta quarta-feira (12), em Buenos Aires. Pelo menos 60 pessoas foram detidas, e seis policiais ficaram feridos.
Os aposentados reivindicam reajustes nas pensões e alegam que perderam poder de compra devido à inflação e às recentes medidas econômicas do governo. A mobilização, que ocorre semanalmente em frente ao Congresso, ganhou força com a adesão de torcedores de futebol organizados.
A presença de torcidas organizadas levou o Ministério da Segurança Nacional a endurecer medidas para conter possíveis conflitos. Em comunicado, o governo alertou que qualquer pessoa envolvida em atos violentos ou bloqueios de vias poderia ser detida.
O porta-voz do governo, Manuel Adorni, minimizou a manifestação, afirmando que se tratava de “uma marcha de barrabravas [torcedores organizados] seguramente de esquerda, com convocação baixa, muito baixa ou nula”.
A confusão começou após os policiais iniciarem uma ação para desbloquear uma rua ocupada pelos manifestantes e montar um cordão para impedir o avanço para o Congresso, segundo o jornal Clarín.
Imagens mostraram participantes do protesto jogando objetos contra agentes de segurança, que reagiram com jatos de água e gás lacrimogêneo. Um carro da polícia foi incendiado.
Depois, o confronto avançou pelo Centro Histórico de Buenos Aires, chegando próximo à Casa Rosada, que é a sede do governo argentino.
Os protestos dos aposentados têm sido frequentes e marcados por repressão policial. Recentemente, torcidas organizadas anunciaram apoio às manifestações, o que ampliou o atrito com o governo Milei.
Em resposta, a administração argentina determinou que torcedores envolvidos em bloqueios de vias poderiam ser impedidos de entrar nos estádios de futebol.
Situação dos aposentados
Desde que assumiu o poder, Milei tem implementado uma política de austeridade nos gastos públicos. Em março do ano passado, o presidente publicou um decreto determinando que as aposentadorias fossem reajustadas mensalmente com base no dado mais recente da inflação.
Mesmo que os índices de inflação tenham recuado nos últimos meses, os aposentados reclamam que perderam poder de compra e estão com os salários defasados.
Eles também argumentam que, quando a nova fórmula de reajuste foi imposta, a moeda argentina já tinha sofrido uma desvalorização de 50%.
Além da mudança no reajuste dos salários, o governo também modificou o plano de saúde da seguridade social dos aposentados e restringiu a distribuição gratuita de medicamentos.
“Os aposentados estão vivendo o pior ataque às conquistas sociais. Nem com (o ex-presidente Maurício) Macri nem com outros foi pior”, disse José Montes, um aposentado de 75 anos que participou do protesto desta quarta-feira em uma cadeira de rodas.
Em fevereiro, um aposentado recebeu o equivalente a cerca de R$ 1.800. Em Buenos Aires, o custo da cesta básica para um idoso — que inclui moradia, alimentação, medicamentos, entre outros — ultrapassa o dobro desse valor, segundo a Defensoria da Terceira Idade.
Com informações do G1
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
China corteja Brasil após tarifaço de Trump, diz New York Times
Países latino-americanos têm reclamado das declarações de Trump sobre o Canal do Panamá, e também do aumento de tarifas americanas contra produtos da região Uma reportagem do jornal americano The New York Times desta segunda-feira (12/5) afirma que a China está cortejando o Brasil e a América Latina, diante do momento de tensões vividas nas relações da…
Ibaneis viaja aos EUA e Celina Leão assume o GDF por uma semana
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, viajou para Nova York. Ele é um dos palestrantes de evento com empresários e políticos A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), ficará oficialmente à frente do Governo do Distrito Federal (GDF) até sábado (17/5). No último fim de semana, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), viajou para Nova…
Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira
Ednaldo Rodrigues concretiza obsessão e contrata o treinador dos sonhos dele desde a saída de Tite. Italiano estreará contra o Equador, em Quito, e o Paraguai, em São Paulo, pelas Eliminatórias da Copa de 2026 A Seleção tem novo técnico. Depois de dois anos de namoro, o casamento com o técnico italiano Carlo Anelotti está consumado. O…
Deixe um comentário