youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Boa iniciativa de Lula num país onde a cultura é uma luta urgente

By  |  0 Comments

“Mais do que nunca, a luta cultural é uma questão de sobrevivência”, afirma Paulo Moreira Leite ao comemorar a liberação de R$ 3,8 bi para atividades culturais

Margareth Menezes e Lula
Margareth Menezes e Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

Boa iniciativa de Lula num país onde a cultura é uma luta urgente · Ouvir artigo

0:00

-2:44

Ao liberar uma verba recorde para atividades culturais, na grandeza de 3,8 bilhões de reais, o governo Lula e a ministra Margareth Menezes deram um passo fundamental para a reconstrução do país.

Alvo prioritário de toda proposta de entrega das riquezas nacionais, que necessita da submissão ideológica de um país para melhor pilhar suas riquezas e explorar a população, os investimentos culturais são indispensáveis na formação de um povo.

Ajudam a erguer os alicerces culturais e intelectuais que formam uma nação, constituindo um instrumento básico de soberania, esta iniciativa diferencia um povo de um simples aglomerado de homens, mulheres, idosos e crianças sem identidade, disponíveis para as modas ideológicas e a super exploração econômica no interior de suas fronteiras.

É através da cultura que se pode dar conta de um ponto fundamental da existência — a transformação de homens e mulheres em cidadãos de uma história e de um futuro. É ali que um país constrói a própria  memória, defende sua liberdade, criatividade e resistência.  

Não por coincidência, os grandes processos de mudança na história humana estão conectados a períodos de vida cultural estimulante.

Um dos traços mais estimulantes e menos estudados do período Lula-Dilma foi a criação de centros culturais nas periferias de grandes cidades brasileiras, que serviram de alternativa a uma juventude exposta a pressão de traficantes e da violência da PM.   

Não custa lembrar que, Brasil de 2023, há uma questão que torna esta questão ainda mais urgente.

Trata-se da cultura negativa do fascismo, que mesmo após a derrota eleitoral de 2022 ocupa uma posição jamais vista em nossa história, mostrando sua face medonha na negação de valores democráticos, no culto ao racismo, na submissão ao imperialismo e demais venenos ideológicos.

Mais do que nunca, a luta cultural é uma questão de sobrevivência. 

Alguma dúvida? 

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604 / (61) 9 9173-4336.

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *