Ir para o conteúdo
Casa Política Brasil e China apoiam proposta de Putin para negociações de paz
Política

Brasil e China apoiam proposta de Putin para negociações de paz

Compartilhar
Compartilhar

Documento conjunto foi divulgado nesta terça-feira (13/5) após reunião entre o presidente Lula e o presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim. Putin quer negociação direta com Zelensky, sem condições

Os governos do Brasil e da China emitiram uma nota conjunta nesta terça-feira (13/5) apoiando a proposta do presidente da Rússia, Vladimir Putin, para negociações diretas de paz com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

O comunicado foi feito após reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim. Há um impasse no momento: Putin quer negociações diretas, sem condições, mas Zelensky exige a declaração de um cessar-fogo de 30 dias para iniciar a conversa.

“O Brasil e a China acolhem a proposta feita pelo presidente Vladimir Putin no dia 10 de maio de abrir negociações para a paz, bem como a manifestação positiva de Volodymyr Zelensky no mesmo sentido”, diz o documento, divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores.

“Os governos do Brasil e da China esperam que se inicie, no menor prazo possível, um diálogo direto entre as partes, única forma de pôr fim ao conflito”, acrescenta.

Os dois países veem de forma positiva a sinalização para um possível diálogo sobre a paz, e esperem que as negociações comecem o quanto antes, “que contemplem as preocupações legítimas de todas as partes”.

Encontro entre Putin e Zelensky é incerto

Brasil e China também destacaram a proposta de paz em seis pontos que apresentaram em março do ano passado, considerada por Putin, mas rejeitada por Zelensky. A Ucrânia argumenta que o texto beneficia principalmente a Rússia, que iniciou a guerra ao invadir o território ucraniano.

Há expectativa que Putin e Zelensky se reúnam nesta quinta-feira (15) em Istambul, capital da Turquia, para discutir uma proposta de paz. Porém, o encontro é incerto, já que a Rússia rejeitou que haja condições para a negociação, enquanto a Ucrânia exige um cessar-fogo de 30 dias.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Virginia Fonseca presta depoimento na CPI das Bets. Siga

A empresária e influenciadora Virginia Fonseca chegou acompanhada do marido, Zé Felipe,...

Com Xi, Lula diz que relação com China “nunca foi tão necessária”

“Guerras comerciais não têm vencedores. Elas elevam os preços, deprimem as economias...

Vídeo: Barroso responde à cobrança de Motta por “autocrítica”

Em evento nos EUA com Barroso na plateia, Hugo Motta cobrou “autocrítica”...

Por que a influenciadora Virgínia Fonseca vai depor na CPI das Bets

Com mais de 53 milhões de seguidores no Instagram e contratos milionários...