Ir para o conteúdo
Casa Arte Exposição ‘Desassossego’ repensa as formas de existência
Arte

Exposição ‘Desassossego’ repensa as formas de existência

Compartilhar
Compartilhar

Criada por Sandra Gonçalves e composta por 14 imagens e um vídeo, a mostra tem o intuito de apresentar uma reflexão sobre as constantes transformações no mundo no cenário pós-pandemia

A exposição Desassossego, a ser inaugurada hoje, no Espaço do Servidor da Câmara dos Deputados, é um convite aos brasilienses para uma imersão sensível no caos contemporâneo por meio da fotografia. Criada por Sandra Gonçalves e composta por 14 imagens e um vídeo, a mostra tem o intuito de apresentar uma reflexão sobre as constantes transformações no mundo no cenário pós-pandemia. Com curadoria de Letícia Lau, estará disponível para visitação até o dia 26 de junho de 2025, com entrada gratuita.

Pesquisadora e artista visual, Sandra Gonçalves é graduada em Comunicação Visual pela Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura e especialização em Processos Curatoriais. Hoje, ela trabalha como professora de fotografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde desenvolve pesquisas sobre imagem e contemporaneidade, além de ter dois fotolivros publicados: Cápsula e La vie en rouge.

“As imagens da exposição são fruto de minha reflexão e produção acerca das sensações, percepções e afetos provocados pelo viver em um momento tão nevrálgico, onde um vírus invisível exacerbou questões já existentes. A violência se acentuou em todos os níveis. Como artista, fui tomada pelo desassossego e pelo medo frente a esse inimigo mortal e invisível, bem como com todo o mal a ele associado e exacerbado”, explica a artista.

As produções de Sandra focam, majoritariamente, na investigação das tensões sociais, culturais, econômicas e ambientais da vida cotidiana, explorando o confronto entre beleza e desconforto. Desta maneira, a exposição foi desenvolvida ao longo de quatro anos e é dividida em sub séries intituladas Pandemia, Caos, Limbo, Bestiário, Tudo dança, Transmutação e Desassossego. As imagens que a compõem foram feitas a partir da sobreposição de camadas digitais e físicas, com a predominância da cor vermelha, que remete à paixão, ao perigo e à pulsão de vida. 

Sobre a construção da exposição e seu processo criativo, Sandra ressalta que a sobreposição de camadas produz sentidos múltiplos delirantes e exigem uma tomada de posição de quem olha. “O resultado do trabalho se assemelha muito a uma pintura, no sentido de que não há nada no meu caminho inventado no photoshop. É nesse lugar que as camadas se sobrepõem e, num jogo de transparência e opacidade e cor ganham uma nova realidade. Depois de impressas, geralmente em papel 100% algodão, ganham o mundo material”.

As obras funcionam como registros que condensam tempos, geografias e sentimentos distintos, propondo uma experiência sensorial e intelectual de forte impacto. “Pretendo provocar um deslocamento do olhar, uma deriva do observador interessado para chamar atenção para o agora. Penso que essa visão do caos pode ser mobilizadora, catártica”, finaliza a artista.

Exposição Desassossego

De 13 de maio a 26 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Espaço do Servidor — Anexo II (Câmara dos Deputados, Praça dos Três Poderes, Brasília/DF). Entrada gratuita.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Tati Machado perde bebê, com 33 semanas de gestação

Apresentadora notou a ausência de movimentos do bebê e foi internada na...

Projeto Toca Literária do Cerrado tem inscrições abertas para a segunda edição

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar de mais uma...

Cinema Inflável estreia no DF com sessões gratuitas em Ceilândia 

Era fim de tarde em Ceilândia quando as cadeiras começaram a ser...

Com apoio do GDF, projeto de cinema ao ar livre percorre sete regiões administrativas

O Distrito Federal recebe, pela primeira vez, o projeto Cinema Inflável. A...