Ir para o conteúdo
Casa Distrito Federal Operação no DF e mais 2 estados apura esquema de venda de decisões judiciais
Distrito Federal

Operação no DF e mais 2 estados apura esquema de venda de decisões judiciais

Compartilhar
Compartilhar

5ª fase da operação Sisamnes busca aprofundar a investigação dos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, mercado de câmbio clandestino, evasão de divisas e organização criminosa

Polícia Federal realiza nesta terça-feira (13/5) mais uma fase da operação Sisamnes, que investiga rede criminosa para lavagem de dinheiro sobre propinas para compra de decisões judiciais.

Estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão no DF, Mato Grosso e São Paulo. Também foi determinado além do sequestro de bens no valor de R$ 20 milhões e a proibição dos investigados saírem do país.

Conforme divulgado pela Polícia Federal nesta manhã, “as investigações da Polícia Federal identificaram uma rede financeira-empresarial de lavagem de dinheiro, criada para dissimular a origem ilícita das supostas “propinas” lançadas para a compra de decisões judiciais proferidas no âmbito do Superior Tribunal de Justiça, de modo a romper a vinculação direta entre o agente corruptor e o servidor público corrompido”.

Essa é a 5ª fase da operação que investiga um esquema de compra e venda de setenças judicias no DF e Mato Grosso, São Paulo. 

O STJ informou ao Correio que que não há buscas acontecendo no Tribunal e que “não se manifestará sobre o mérito da investigação, a qual tramita sob sigilo e a cargo do STF”.

A operação tem como nome ‘Sisamnes’ que faz referência a um episódio da mitologia persa que ocorreu durante o governo de Cambises II na Pérsia, quando o juiz Sisamnes teria recebido um suborno para emitir uma decisão injusta.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Zoológico de Brasília recebe novas placas de identificação de recinto

Sistema de cores adotado facilita a visitação O Zoológico de Brasília acaba...

Vídeo: plantação de maconha é encontrada na Floresta Nacional de Brasília

Um dos homens envolvidos no cultivo das plantas, encontrado na Flona, afirmou...

Conselheiro tutelar é acusado de trocar vagas em programa social por votos

Valneis Alves de Souza, eleito em Arapoanga, teria usado grupos de WhatsApp...

Programa Direito Delas registra aumento de 35% nos atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025

O programa Direito Delas, criado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF),...