Hospital de Ceilândia, no DF, passa a atender apenas pacientes com Covid-19
Região é a mais afetada pela doença na capital. Na quinta (11), 20 pacientes com quadro leve do vírus foram transferidos para outras unidades, para dar espaço a casos mais graves.
No entanto, antes do fim desta semana, o pronto-socorro do HRC já atendia somente pacientes com a doença. Na quinta-feira (11), 23 pacientes com sintomas de Covid-19 foram transferidos de outras unidades para o hospital.
Hospital de Ceilândia passa a atender apenas pacientes de Covid-19, no DF
Nesta sexta (12), segundo a SES-DF, o pronto-socorro do HRC, com capacidade para 38 leitos, possuía 25 pacientes internados. Na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), cinco dos dez leitos estavam ocupados.
Caos no HRC
Por conta do grande volume de transferências na noite de quinta-feira, ambulâncias que transportavam pacientes com a Covid-19 fizeram fila na porta do HRC (veja vídeo abaixo).
Hospital de Ceilândia passa a atender apenas pacientes de Covid-19, no DF
Uma funcionária do hospital, que não quis se identificar, afirmou que faltam médicos e equipamentos para receber todos esses pacientes. “Não tem aparelhagem, não tem nada, nem termômetro nós temos. Os pacientes estão com febre e a gente não tem como verificar”, afirma.
“Quando eles decidem entubar, não tem respirador, não tem oxigênio. Não tem ponto de oxigênio para gente colocar os pacientes no ponto de oxigênio. Aí tem uma bala de oxigênio que a gente tem que ficar revezando entre os pacientes”.
Na quarta-feira (10), o GDF começou a construir uma nova ala no Hospital de Ceilândia, também para atender pacientes com Covid-19. O governo promete 70 leitos de enfermaria, e três de UTI, com suporte respiratório. A previsão é que o espaço esteja funcionando em 11 de julho.
Hospitais de Campanha
Já o hospital de campanha do estádio Mané Garrincha tem recebido pacientes do HRC e do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). A unidade é para pacientes que se encontram estáveis e precisam de enfermaria de retaguarda.
O Mané Garrincha conta com 173 leitos, dos quais 80 estão ocupados. Um total de 79 pacientes já recebeu alta do hospital de campanha.
Por Brenda Ortiz, G1 DF
Ajude-nos no youtube
Amigos e amigas!
Queremos ter você de volta!
Clique no link e assine.
Não esqueça de ativar o sininho para que você seja notificado dos novos vídeos.https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber