Dia de Santo Antônio é celebrado nesta terça (13) com festa e missas em Brasília
Comemoração começa às 6h, na 911 Sul. Paróquia e Santuário têm programação diversa; confira.
Imagem de Santo Antônio — Foto: GettyImages
O Dia de Santo Antônio, conhecido pela fama de santo casamenteiro, é comemorado nesta terça-feira (13). No Distrito Federal, a Paróquia e Santuário Santo Antônio, na 911 Sul, vai celebrar a data com festa e missas.
A programação vai das 6h até 1h de quarta-feira (14). As atividades contam com 15 missas, além de barraquinhas com café da manhã, almoço e jantar.
Durante a festa, os frades estarão à disposição para dar bênçãos, distribuir o famoso “pãozinho abençoado” e realizar confissões. A programação conta ainda com adorações ao Santíssimo Sacramento.
⛪ Programe-se
Missas e festas em comemoração ao Dia de Santo Antônio
- Quando: terça-feira (13)
- Onde: Paróquia e Santuário Santo Antônio, na 911 Sul
- Horário: das 6h até 1h de quarta-feira (14)
- Programação: missas, barracas com comidas, confissões e distribuição do “pãozinho abençoado”
Santo casamenteiro
Alianças usadas em casamento, em imagem de arquivo — Foto: Geovane Brito/G1
A fama de ser um santo casamenteiro foi atribuída após um milagre, mesmo depois da morte dele. Conforme a lenda, uma moça de Nápoles, na Itália, queria se casar, mas não tinha o valor do dote, que como de costume na época, a família da noiva deveria entregar à família do noivo.
Foi então que a mulher teria recorrido a Santo Antônio. A divindade teria aparecido e lhe dado um bilhete que deveria ser entregue a determinado comerciante. No bilhete estava escrito que o trabalhador desse à moça moedas de prata equivalentes ao peso do bilhete.
Julgando irrisório o peso do bilhete, o comerciante aceitou, mas, quando colocou o bilhete num dos pratos da balança, foi preciso que se colocasse no outro 400 escudos de prata.
Pães de Santo Antônio
Imagem de Santo Antônio — Foto: Arquidiocese de Juiz de Fora/Divulgação
O santo também é reconhecido pelos pãezinhos abençoados. Uma das ações reconhecidas pela Igreja Católica, foi quando o casamenteiro doou todos os pães do convento onde morava aos pobres da região.
Ao ser questionado pelos colegas, Santo Antônio teria feito transbordar os cestos de pães. Antônio, – que viveu no início do século 12, na Europa, – era conhecido, já na época, pela solidariedade.
A história atravessou séculos e, ainda hoje, devotos costumam guardar o “pãozinho de Santo Antônio” nas despensas, como sinal de fartura para o ano todo.
Com informações do portal G1
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604 / (61) 9 9173-4336.