Distrital Daniel de Castro protocola projeto do Dia do Orgulho Heterossexual na CLDF
O deputado Daniel de Castro (PP) protocolou, nesta segunda-feira (12/8), um projeto de lei que institui no Distrito Federal o Dia do Orgulho Heterossexual. A data comemorativa será celebrada, caso a matéria seja aprovada, no terceiro domingo de dezembro de cada ano. A minuta deve ser lida nesta terça-feira (13/8), no Plenário da Casa.
Segundo a proposta, o projeto de lei — ainda sem número — assegura o direito à manifestação dos heterossexuais “garantindo que possam expressar sua identidade biológica sem sofrer discriminação por isso”. “Em um momento em que se discute amplamente o respeito à diversidade, é crucial que todos os grupos, independentemente de sua orientação sexual, tenham o direito de expressar suas convicções e valores sem medo de retaliação”, afirma o deputado na justificativa da minuta.
Ainda de acordo com o parlamentar, o combate ao preconceito contra minorias tem criado novas formas de preconceito, direcionadas a heterossexuais. “Ademais, a crescente polarização em torno das questões de orientação sexual e identidade de gênero tem potencial para gerar tensões sociais, que, se não forem devidamente tratadas, podem resultar em conflitos indesejados. O objetivo deste Projeto de Lei é justamente prevenir tais conflitos, promovendo um ambiente de convivência pacífica e respeitosa entre todos os cidadãos.”
“Este projeto busca, portanto, proteger a livre manifestação das famílias que, respeitando a diversidade sexual, desejam expressar seu orgulho em relação à sua identidade heterossexual. O reconhecimento e o respeito a essa diversidade são essenciais para garantir um convívio social harmonioso, onde todos possam exercer sua cidadania plena”, conclui o deputado no projeto.
Primeira legislatura
Bolsonarista declarado, o pastor Daniel de Castro foi eleito com 20.402 votos, ficando na 13ª posição entre os 24 distritais. Em sua primeira legislatura, antes ele foi administrador de Vicente Pires, durante o primeiro governo de Ibaneis Rocha.
Essa não é a primeira vez que um projeto com essa temática é proposto na Câmara Legislativa. Em 2017, o então deputado distrital Rodrigo Delmasso (à época do Podemos, hoje no Republicanos —, atualmente secretário da Família e Juventude, também apresentou uma proposta parecida. Naquele momento, uma polarização com temáticas de gênero tomava conta da política brasileira.
Com informações do Jornal de Brasília
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
- Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento
- PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e outros 35 em inquérito sobre golpe de Estado
- Veja quem são os indiciados por golpe de Estado em 2022 pela PF
- Senai abre 4,2 mil vagas gratuitas para cursos em 2025; veja como se inscrever