youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Lula é aconselhado a mediar conflito sobre “emendas Pix” para evitar desgaste com o Congresso

By  |  0 Comments

Mediação de Lula é apoiada por líderes partidários que acreditam na influência do Executivo na decisão do STF que suspendeu o pagamento das emendas

Luiz Inácio Lula da Silva durante discurso de posse no Congresso Nacional
Luiz Inácio Lula da Silva durante discurso de posse no Congresso Nacional (Foto: REUTERS/Stringer)

O presidente Lula (PT) tem sido aconselhado por ministros e auxiliares próximos a intervir no conflito sobre as “emendas Pix”. Embora a questão seja entre o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF), assessores do presidente temem que o embate entre os poderes possa afetar a relação do Planalto com os parlamentares.

Segundo a coluna da jornalista Tainá Falcão, da CNN Brasil, a mediação de Lula é apoiada por líderes partidários que acreditam na influência do Executivo na decisão do ministro do Supremo Flávio Dino. O magistrado determinou a suspensão do pagamento das “emendas Pix” até que haja transparência nas transferências dos recursos, que até então podiam ser feitas sem a necessidade de indicar um projeto específico.

Nesta segunda-feira (12), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, negou qualquer envolvimento do governo na decisão do STF. “Qualquer nova decisão final do STF cabe ao governo cumprir. Não cabe ao governo influenciar uma decisão do STF, muito pelo contrário. Não tem qualquer tipo de digital”, afirmou Padilha a jornalistas.

A expectativa é que o plenário do STF referende a decisão de Dino em sessão virtual marcada para 23 de agosto. Nos bastidores da Câmara, já se discute uma alternativa para pressionar o governo a liberar os valores e tornar todas as emendas parlamentares impositivas.

Para 2024, o orçamento aprovado no Congresso reservou cerca de R$ 35,3 bilhões para as emendas impositivas e cerca de R$ 15 bilhões para emendas de comissão, que não são obrigatórias de pagamento.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Nas ruas pelo #FimdaEscala6x1: veja 29 cidades confirmadas no protesto

    Nas ruas pelo #FimdaEscala6x1: veja 29 cidades confirmadas no protesto

    Em uma semana, o movimento VAT alcançou a aprovação de mais de 200 parlamentares na Câmara dos Deputados e milhares de brasileiros, que se mobilizam para ato no 15 de novembro No feriado da Proclamação da República, nesta sexta-feira (15/11), 29 cidades brasileiras vão ter as ruas ocupadas pela manifestação #FimdaEscala6x1. Criada pelo movimento Vida Além do Trabalho (VAT),…


  • Volta das grades à Praça dos Três Poderes gera divergência

    Volta das grades à Praça dos Três Poderes gera divergência

    Palácio do Planalto não quer retorno das barreiras metálicas, mas perímetro do STF ficará isolado por sugestão do GDF O atentado na Praça dos Três Poderes, na noite de quarta-feira, colocou em campos opostos os governos federal e do Distrito Federal sobre o reforço da segurança no local. Para o Palácio do Planalto, as barreiras de…


  • PF investiga conexão entre explosões e o 8 de janeiro

    PF investiga conexão entre explosões e o 8 de janeiro

    Corporação apura relação direta entre o atentado feito por Francisco Luiz, na Praça dos Três Poderes, e os atos de 2023. Caso é avaliado como ataque terrorista e está nas mãos do ministro Alexandre de Moraes A Polícia Federal investiga a relação entre os ataques cometidos pelo bolsonarista Francisco Wanderley Luiz, 59 anos, na Praça…


Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *