Sintfub realiza ciclo de debates com ex-reitores para discutir projetos para a UnB
O Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) realizou na manhã desta terça-feira (12) o ciclo de debates “Diálogos com a História da UnB e suas Perspectivas de Futuro”. O encontro, que contou com a participação de ex-reitores, é mais uma iniciativa do sindicato com o objetivo de contar a história da UnB numa perspectiva transversal, a partir da atuação dos servidores e servidoras técnico-administrativos.
Em entrevista ao TaguaCei, a coordenadora de Assuntos de Aposentadoria e Pensão, Francisca Nascimento, disse que os debates buscam ouvir a comunidade acadêmica com o intuito de chamar a sociedade a participar mais do ambiente universitário.
“Nós precisamos envolver a comunidade da UnB numa unidade de projeto. Por quê? Porque nós viemos de um período (durante os anos do governo do presidente Jair Bolsonaro) bem recente em que nós fomos massacrados. Agora, nós achamos que é o momento para a gente trazer a discussão não só dos problemas atuais da universidade, inclusive, muitos causados pela gestão nefasta do presidente anterior”, diz. “Vamos construir o que vamos fazer daqui para a frente”, completa.
Durante o encontro foi discutidos vários assuntos relacionados às universidades públicas do país. Ficou marcado entre as falas, que o atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai investir pesadamente na educação pública, seja ela de nível infantil, fundamental, médio, profissionalizante ou universitário.
“Foi nos governos de Lula que nossa universidade passou de 12 mil para 50 mil alunos. É preciso termos um governo comprometido com a verdadeira educação, a educação que inclua realmente as classes desfavorecidas para ampliarmos esse projeto”, diz Francisca.
De acordo com ela, os investimentos nas universidades serão feitos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 3, lançado recentemente e que deve ter verbas destinadas para a construção de novas universidades e institutos federais. “Por isso vamos estar alinhados ao novo projeto social do novo governo. Será através do PAC que vamos investir para melhorarmos as nossas universidades”, afirma.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.