youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Seca: entenda por que Brazlândia foi a única cidade a ter água cortada

By  |  0 Comments

Durante a manhã e parte da tarde desta quinta-feira (12/9), Brazlândia teve o fornecimento de água interrompido em algumas quadras. A medida adotada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) foi motivada pela seca, que diminuiu o nível da água no Barrocão, manancial responsável pela região.

Brazlândia é uma das poucas regiões do DF que não são abastecidas pelos reservatórios principais — o de Santa Maria e o do Descoberto. Essa característica tende a reduzir a disponibilidade hídrica nos meses secos na região. Este ano, com a seca que já dura 142 dias e, segundo a Caesb, diante do aumento do consumo de água em Brazlândia, houve redução significativa da quantidade de água que chega à captação do Barrocão.

O fornecimento de água foi interrompido nas Vila São José: quadra 33; Expansão da Vila São José: quadras 45, 46, 47 e 48, 55, 56, 57 e 58 e Unidade de Internação de Brazlândia — UIBRA. A previsão era que a situação normalizasse às 14h, porém, até a última atualização desta reportagem, a Caesb não confirmou se a água voltou a essas localidades.

Outras RAs abastecidas por mananciais

Sobradinho, Planaltina, Brazlândia e a região do Jardim Botânico e São Sebastião são abastecidas por mananciais.

O Sistema Sobradinho-Planaltina recebe água de captações superficiais, como Pipiripau, Fumal, Brejinho, Mestre D’Armas, Corguinho, Paranoazinho e Contagem, e subterrâneas, que são poços tubulares profundos de Sobradinho, Arapoanga e Pólo de Cinema.

O sistema Brazlândia possui duas captações, Barrocão e Capão da Onça, que não são interligadas com os demais sistemas do DF. Já o Sistema São Sebastião-Jardim Botânico recebe água do Sistema Torto-Santa Maria, da captação do córrego Cabeça de Veado e também dos poços de São Sebastião.

Conscientização

A Caesb pede que os moradores tomem medidas para reduzir o consumo de água.

“É fundamental que todos os cidadãos e setores produtivos pratiquem o uso consciente e responsável da água, priorizando as necessidades essenciais e evitando qualquer forma de desperdício. A recomendação é que a água não seja desperdiçada em atividades domésticas corriqueiras, como lavar carros ou calçadas, regar jardins, encher piscinas ou banhos demorados”, informou.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025

    Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025

    O procurador-geral da República, Paulo Gonet, decidiu que só apresentará a denúncia contra Jair Bolsonaro (PL) e outros 36 indiciados por tentativa de golpe de Estado em 2025. A análise detalhada do extenso relatório da Polícia Federal, que conta com mais de 800 páginas, será fundamental para a construção de uma denúncia robusta, segundo aponta…

  • Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento

    Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento

    O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta quinta-feira (21), o decreto 46.541 que determina a criação da Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (Dpcev) dentro do organograma da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O ato ocorreu no gabinete do chefe do Executivo e contou com a participação do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, do…

  • PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e outros 35 em inquérito sobre golpe de Estado

    PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e outros 35 em inquérito sobre golpe de Estado

    A Polícia Federal vai indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 pessoas por participação em uma tentativa de golpe de Estado e por integrar uma organização criminosa, que pretendia derrubar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito em 2022, do poder. As informações foram obtidas pelo Correio junto a fontes na corporação. O relatório final do inquérito que…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *