No DF, 42% dos motoristas ainda não pagaram licenciamento de 2018; veja como usar CRLV digital
Faltando menos de dois meses para o fim do ano, 42% dos carros e motos emplacados no Distrito Federal ainda não estão com o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) de 2018 pago. O número corresponde a mais de 724 mil veículos.
A fiscalização começou em setembro, para as placas com final 1 e 2. O cronograma avançou e, agora, apenas as placas 9 e 0 estão livres – a verificação desses motoristas só começa em dezembro.
O diretor de Controle e Condutores de Veículos do Detran, Uelson Praseres, explica que o número de veículos irregulares corresponde ao “previsto”.
“Geralmente 300 mil desses veículos não licenciam mais, isso é uma média anual. Muitos deles são casos que não permitem a regularização da documentação, como furtos ou mudanças de estado”.
De acordo com Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em carro não licenciado constitui infração gravíssima. O condutor flagrado dirigindo nessas condições pode ser penalizado com sete pontos na carteira de habilitação, multa de R$ 293,47 e apreensão do carro.
Documento digital
Quem não pagou o CRLV de 2018 também fica sem outro benefício: a possibilidade de usar o documento digital no celular. A ideia foi anunciada em dezembro de 2017, e lançada em agosto deste ano.
Três meses após a estreia, no entanto, apenas 1,6% dos motoristas da capital aderiram à versão digital. Segundo o Detran, até o fim da última semana, 17.147 documentos para celular tinham sido emitidos.
Assim como a CNH digital, o CRLV contém todas as informações do documento impresso e um “QR code” para leitura rápida e informatizada. A versão também permite exportação em arquivo PDF, com assinatura digital – que possui o mesmo valor do impresso.
É possível, ainda, ter documentos de mais de um carro por celular. Todos os veículos precisam, no entanto, estar no nome do mesmo proprietário.
“Os brasilienses têm aderido bem ao sistema. A CRLV digital já está quase emparelhando ao uso da CNH digital, implementada há muito mais tempo. É um resultado bem satisfatório”, comenta o diretor.
“A intenção é, futuramente, acabar com a versão impressa” .
Como baixar?
Para realizar o download da versão digital, é necessário ter o cadastro no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Assim como no impresso, caso haja débitos, é preciso quitá-los antes de baixar o documento. O mesmo só estará disponível no dia útil seguinte, após o pagamento ser processado.
Feito isto, o certificado estará no aplicativo Carteira Digital de Trânsito. É possível baixa-lo na App Store (iOS) ou na Play Store (Android).
Durante o processo, são pedidos o número do Renavam e o código de segurança, impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV) – antigo Documento Único de Tranferência (DUT), para confirmar a identidade do proprietário do veículo.
Fonte: G1.