
Semana do hip hop promove debate e lança editais para incentivar a cultura Hip Hop nas escolas públicas
Nesta terça-feira (12), como parte da 2ª Semana Distrital do Hip Hop, o gabinete do deputado Max Maciel realizará um debate sobre os dois novos editais que integrarão o programa “Hip Hop nas Escolas”. Financiados com emendas parlamentares destinadas pelo próprio deputado, os editais visam selecionar oito projetos culturais que promoverão a cultura Hip Hop em 24 escolas públicas das periferias do Distrito Federal, incentivando manifestações como música, dança, grafite e poesia. Cada projeto selecionado receberá um apoio financeiro de R$40 mil, destinados por emenda.
Serão apresentados dois editais: um para escolher as escolas que sediarão os projetos e outro para a seleção dos próprios projetos culturais. O objetivo é valorizar e dar visibilidade à cultura Hip Hop e aos profissionais que se dedicam a ela, incorporando uma expressão artística rica em valores sociais, culturais e políticos ao contexto educacional. Além de fortalecer o ensino e a aprendizagem, o programa tem como metas combater a evasão escolar, promover inclusão social e aproximar os jovens das periferias do DF da cultura Hip Hop.
Esses editais também reforçam a continuidade de políticas públicas como a Lei nº 10.639/2003, que exige a inclusão da “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar, e o Decreto nº 11.784/2023, que traz diretrizes nacionais para valorizar e fomentar a cultura Hip Hop. O mandato do deputado Max Maciel reafirma, assim, seu compromisso com o fomento da cultura Hip Hop e a promoção da arte como uma ferramenta essencial de educação e transformação social.
Composição da mesa:
– Thais Cardoso: Apresentação sobre a importância e os objetivos da Lei do Hip Hop nas Escolas, com foco em seu impacto cultural e educacional.
– Vinicius Pereira e Ana Paula Matos: Discussão sobre o programa de editais, incluindo detalhes sobre o processo seletivo e o financiamento dos projetos.
– Raquel Vieira e André Luiz: Representantes do Jovem de Expressão, que já implementaram um projeto piloto com recursos anteriormente destinados.
Serviço:
Data: Terça-feira (12/11)
Horário: 19h
Local: Praça do Servidor
Com informações do gabinete do deputado Max Maciel
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Liniker, Zezé di Camargo e Fernando e Sorocaba agitam fim de semana no DF
Pop, sertanejo, ópera, funk e pagode: não faltam opções para quem quiser aproveitar o primeiro fim de semana de abril no Distrito Federal. Para começar o mês com muita animação, a cantora Liniker traz para Brasília o show do álbum “Caju”, que fala sobre afeto e amor em ritmo de pagode, samba e baladas. O sertanejo também tem vez, com…
-
Distrito Federal marca recorde com 14,5 mil novas vagas de emprego em dois meses
Os dados recentes do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), trazem boas notícias para a economia do Distrito Federal. O bimestre de janeiro e fevereiro de 2025 registrou o maior saldo positivo da série histórica, iniciada em 2020, com mais de 14,5 mil novos…
-
Ceilândia vira vitrine da cultura urbana no DF
A maior cidade do Distrito Federal será, neste fim de semana, o centro das atenções culturais da capital. A Praça da Estação do Metrô, em Ceilândia Centro, vai receber a Mostra Cultural de Ceilândia 2025, um festival que destaca a diversidade artística da região com uma programação intensa e gratuita. O evento terá como palcos…