Portaria publicada dá o primeiro passo para o lançamento da ferramenta online que vai reunir informações e dados sobre pautas familiares
As famílias do DF poderão contar com um espaço inteiramente dedicado às suas demandas. Nesta sexta-feira (13), a Secretaria da Família e Juventude (SEFJ-DF) publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) a portaria que institui oficialmente a criação do Observatório da Família, ferramenta importante para monitoramento, avaliação e promoção das políticas públicas voltadas à sustentabilidade e ao fortalecimento das famílias.
Proposta do observatório é ampliar a transparência dos dados e incentivar os cidadãos a participarem do debate sobre as demandas da população | Foto: Divulgação/SEFJ-DF
Com data ainda a ser divulgada para o seu lançamento, o observatório ficará disponível de forma online, para que qualquer pessoa tenha acesso às informações. Com isso, a proposta da SEFJ-DF é ampliar a transparência dos dados e incentivar as pessoas a participarem de debates acerca das demandas sentidas pela população no dia a dia.
O observatório segue os princípios e compromissos estabelecidos pela Declaração de Veneza – documento que orienta políticas públicas para famílias em várias partes do mundo. A portaria aponta metas a serem alcançadas em eixos temáticos relacionados às áreas de saúde, educação, transporte, tecnologia e meio ambiente, entre outros, para ajudar o DF na promoção de políticas públicas que propiciem a sustentabilidade das famílias.
A ferramenta é resultado de várias frentes de trabalho assumidas pela SEFJ-DF. “Em um curto espaço de tempo, reforçamos o alinhamento do governo com os princípios da Declaração de Veneza, criamos o Fórum Distrital das Famílias Sustentáveis, elaboramos o Plano distrital da Família”, enumera o titular da pasta, Rodrigo Delmasso. “Todas essas ações projetam a família para um futuro com melhores condições de existência, com tratamento digno que merece, qualidade de vida para todos”.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Fenaj: violência contra jornalistas cai, mas tem patamar preocupante
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) registrou 144 casos de agressões contra profissionais da imprensa ao longo de 2024. O número é o menor desde 2018 e representa queda de 20,44% em relação a 2023, quando foram contabilizados 181 casos. Os dados fazem parte do Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil…
Capacitismo no dia a dia: atitudes comuns que impedem a inclusão de pessoas com deficiência
O que é capacitismo? Capacitismo é o preconceito direcionado às pessoas com deficiência. Trata-se da ideia de que elas são menos capazes, menos produtivas ou dependentes, quando comparadas ao que a sociedade considera “normal”. Mais do que uma simples falta de acessibilidade física, o capacitismo está presente em falas, atitudes e estruturas sociais que reforçam…
PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais
Novo certame oferece oportunidades para delegados, peritos, agentes, escrivães e papiloscopistas Brasília/DF. A Polícia Federal divulgou o edital do novo concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas em diversos cargos da instituição. As oportunidades estão distribuídas da seguinte forma: 120 vagas para delegados, 69 para peritos, 630 para agentes, 160 para escrivães e 21 para…
Deixe um comentário