Governadores deveriam agradecer a Lula, diz Haddad sobre renegociação da dívida dos estados
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que os governadores deveriam agradecer ao presidente Lula (PT) pela lei sancionada nesta terça-feira (14) que cria novas regras para a renegociação da dívida dos estados. Segundo Haddad, a proposta aprovada vai além do que havia sido pedido por governadores da oposição. As informações são da Folha de S. Paulo.
“Os cinco governadores que se reuniram comigo [para discutir o projeto] são de oposição aberta ao presidente e o projeto aprovado no Congresso vai muito além do que eles me pediram. É preciso notar que o esforço do governo federal foi bem grande para corrigir problemas e, se eu fosse um governador de oposição, daria um telefonema agradecendo”, afirmou.
“Faz parte da vida política criticar, mas eles nem sonhavam que fosse possível um ato do presidente tão republicano quanto o que foi tomado. O presidente deixou de lado todas as divergências, os comentários dos governadores em relação ao governo federal e colocou o país em primeiro lugar”, completou Haddad.
A proposta sancionada por Lula prevê a possibilidade de federalização de empresas estatais para abater parte do saldo devedor dos estados. O programa permite que a dívida seja paga em até 30 anos, com correção pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que atualmente está em 4,5% ao ano, mais uma taxa adicional que varia entre 2% a 4%, dependendo do acordo firmado no momento da adesão. Em comparação, os juros atuais são de 4% mais o IPCA ou a Selic, que está em 12,25% ao ano.
Em contrapartida, os estados devem investir em áreas como educação, infraestrutura e segurança pública. A negociação entre a União e os estados prevê que, em troca da redução dos juros, os governadores poderão destinar recursos para essas áreas prioritárias e, ainda, fazer alguma transferência de recursos para estados menos endividados.
Com informações do portal 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
“2025 será o ano de tirar novamente o Brasil do Mapa da Fome”, projeta Wellington Dias
O titular do MDS se reuniu com os demais ministros e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira (20.01) ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou da primeira reunião ministerial de 2025, nesta segunda-feira (20.01). Convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o…
-
Haverá centralidade nas decisões e anúncios do governo, diz Rui Costa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou, nesta segunda-feira (20), por volta das 16h30, uma reunião de aproximadamente 7 horas com todos os 38 ministros de seu governo. A primeira reunião ministerial do ano, que começou às 9h30, marcou também o balanço de 2024 e o planejamento do governo para 2025 e para a…
-
Trump promete caçada a imigrantes e assina uma série de decretos polêmicos
Apenas algumas horas depois de tomar posse como o 47º presidente norte-americano, Donald Trump reverteu 78 ordens executivas do democrata Joe Biden; concedeu perdão a 1.270 mil condenados pela invasão ao Capitólio e comutou as sentenças de outros 14; declarou emergência nacional na fronteira com o México; impôs os gêneros masculino e feminino como os…