Reservatórios cheios e previsão de chuvas garantem estabilidade no setor elétrico e aliviam pressão sobre tarifa de energia

O governo federal avalia que o Brasil deve atravessar 2025 sem riscos de desabastecimento de energia elétrica ou necessidade de acionar usinas térmicas mais caras. A informação foi divulgada pela Folha com base em declarações do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Os altos níveis dos reservatórios, que superam 55% da capacidade total, aliados a um período de chuvas consistente, sustentam um cenário positivo para o setor.
Segundo Silveira, em 2024, não houve necessidade de acionar usinas térmicas fora do planejado, o que contribui para manter os custos de geração de energia sob controle. “Continuamos trabalhando para que, neste ano, não precisemos ligar as usinas mais caras. A matriz é mais complexa e precisamos compreender que se torna necessário combater a instabilidade, mas o cenário é positivo para 2025”, afirmou o ministro.
Christiano Vieira, diretor de operações do ONS, reforçou o otimismo: “É cedo para cravar um cenário mais preciso para o ano todo, porque isso é acompanhado mês a mês e temos de estar preparados para situações críticas, mas podemos dizer que começamos o ano com o pé direito”. Ele destacou que as chuvas nas cabeceiras dos rios têm sido favoráveis e, caso persistam até abril, o panorama continuará positivo.
Para os consumidores, esse cenário representa não apenas segurança no fornecimento de energia, mas também alívio na conta de luz. A estabilidade nos reservatórios evita o acionamento de usinas térmicas mais caras, que impactam diretamente as tarifas através das bandeiras tarifárias. Entre maio de 2022 e março de 2024, a bandeira verde predominou, sem custos adicionais aos consumidores.
Atualmente, a capacidade de geração térmica prevista para 2025 no cenário mais favorável é de 8.274 megawatts médios. Se houver necessidade, pode-se acionar a “curva de referência amarela”, aumentando esse potencial para 12.387 megawatts médios. Em casos extremos, a “curva vermelha” eleva a capacidade para 16.594 megawatts médios.
Mesmo com previsões positivas, o Orçamento de 2025 prevê um aumento na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um dos principais encargos na tarifa de energia. A CDE deve atingir R$ 40,6 bilhões, crescimento de 9,23% em relação a 2024. Esse fundo é utilizado para custear a geração de energia em sistemas isolados, que dependem de combustíveis como diesel e carvão mineral.
247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Campeão da Construção visita feiras em SP e chega com novidades para seus clientes
Produtos novos, mercadorias recém-lançadas no mundo da construção civil você encontra com facilidade nas lojas da Campeão da Construção. A loja, que sempre prezou por apresentar produtos e mercadorias que são mais atuais, começou este ano com muitas novidades. Isso porque a equipe de compras da Campeão da Construção acaba de chegar de São Paulo,…
Calderano leva Brasil à maior conquista da história do tênis de mesa nacional
Presidente Lula celebra vitória inédita do atleta, que conta com apoio do Bolsa Atleta há 15 anos. Programa é considerado peça-chave para o sucesso esportivo brasileiro O mesatenista Hugo Calderano conquistou, no domingo de Páscoa (20), o título de primeiro atleta das Américas a assegurar um lugar no pódio da etapa da Copa do Mundo…
Lula exalta o legado de paz, amor e justiça do papa
Presidente decreta luto oficial de sete dias e destaca atuação de Francisco contra desigualdade, preconceito e crise climática O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de sete dias no Brasil pela morte do papa Francisco, ocorrida neste domingo (20), aos 88 anos. Em mensagem publicada nas redes sociais, Lula prestou uma homenagem…
Deixe um comentário