![](https://i0.wp.com/jornaltaguacei.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-13-at-17.58.43.jpeg?resize=660%2C400&ssl=1)
Inscrições abertas para a 5ª Conferência Distrital do Meio Ambiente
Quer ajudar a criar propostas ambientais para o enfrentamento dos desafios climáticos e representar o Distrito Federal no maior encontro ambiental da capital do país? Então se inscreva aqui na 5ª Conferência Distrital do Meio Ambiente, evento gratuito e aberto à comunidade. Qualquer pessoa maior de 16 anos, residente no Distrito Federal há pelo menos dois anos, pode participar.
Coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF), a etapa distrital da conferência ocorre nos dias 22 e 23 deste mês, das 8h às 18h, na Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), que fica no SGAS 907, Conjunto A.
A conferência tem como objetivo promover o debate e priorizar propostas voltadas à mitigação e adaptação às mudanças climáticas, bem como fortalecer a governança ambiental em âmbito distrital e nacional, por meio de políticas públicas.
“Estamos trabalhando para democratizar a participação de todos os segmentos da sociedade, contamos com a participação da sociedade civil, setor produtivo e governo, para que possamos discutir e construir de maneira conjunta estratégias e políticas públicas ambientais”, destaca o chefe da Assessoria de Políticas Públicas Ambientais da Sema, Glauco Amorim. Por isso, o evento irá disponibilizar transporte e alimentação gratuitos. As informações serão divulgadas no site da Sema-DF.
“Nosso objetivo é oferecer uma boa infraestrutura, a fim de possibilitar um evento o mais democrático possível. Queremos sensibilizar a população a compartilhar informações e realidades de cada um para construirmos políticas públicas, visando o enfrentamento e a mitigação dos impactos ambientais”, acrescenta o representante.
“A 5ª Conferência Distrital do Meio Ambiente é uma oportunidade para que a população do Distrito Federal contribua com ideias e soluções para enfrentarmos os desafios climáticos”, avalia a vice-governadora Celina Leão. “Nosso governo acredita que o diálogo com a sociedade é fundamental para construirmos políticas públicas mais eficazes e alinhadas às necessidades reais da nossa gente. Contamos com a participação de todos para que possamos avançar em ações concretas que protejam o nosso meio ambiente e garantam um futuro sustentável para as próximas gerações.”
O encontro faz parte da mobilização nacional em torno do tema Emergência climática – O desafio da transformação ecológica, e conta com discussões orientadas pelos eixos temáticos de mitigação, adaptação e preparação para desastres, transformação ecológica, justiça climática e governança, e educação ambiental.
Durante as plenárias, serão escolhidas as melhores iniciativas pelos delegados selecionados na etapa regional da conferência, que ocorreu em janeiro deste ano. As propostas serão enviadas para a etapa nacional, que ocorre na primeira quinzena de maio e consolida as decisões finais para subsidiar a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima. A expectativa é que essas iniciativas resultem em ações concretas e eficazes contra os impactos climáticos.
Com informações da Agência Brasília
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Governador inaugura segunda escola integral bilíngue em Libras-Português do DF
Brincar, aprender e conversar com os colegas na mesma língua pode parecer algo simples, mas, para Juca Polejack, 13 anos, representa inclusão e acessibilidade. Estudante da recém-inaugurada Escola Integral Bilíngue Libras-Português do Plano Piloto, Juca agora tem a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar e a infância de forma plena e igualitária. “Eu gosto muito…
-
Farmácia Popular: saiba como retirar remédios e fraldas geriátricas
A partir desta sexta-feira (14), todos os itens oferecidos pelo Programa Farmácia Popular passam a ser distribuídos gratuitamente em estabelecimentos credenciados. O anúncio foi feito esta semana pelo Ministério da Saúde. A estimativa da pasta é que a medida beneficie, de forma imediata, mais de 1 milhão de pessoas todos os anos e que, antes, pagavam coparticipação…
-
GDF propõe novo reajuste às forças de segurança do DF
O Governo do Distrito Federal (GDF) vai enviar, na próxima segunda-feira (17), a proposta de reajuste das forças de segurança do Distrito Federal. A medida contempla as polícias civil e militar e o Corpo de Bombeiros Militar. O impacto financeiro com a proposta é de R$ 2,3 bilhões, a ser custeado pelo Fundo Constitucional. “Na…