Ibaneis diz ao STF que soube de ida de Torres aos EUA por ligação
Governador do DF foi ouvido em inquérito que apura os atentados de 8 de janeiro do ano passado
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, afirmou, em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (13/5), que soube da viagem de Anderson Torres aos Estados Unidos por ligação e que considerou que houve uma “quebra de confiança” por parte do ex-secretário de Segurança Pública. Torres estava em solo norte-americano durante os ataques de 8 de janeiro de 2023.
“Ele havia me avisado dessa viagem, mas não havia me dito a data. Só soube que estava lá quando liguei e ele estava nos EUA”, disse Ibaneis sobre o ex-secretário. A oitiva do governador ocorreu no âmbito do inquérito que apura a invasão dos Três Poderes. Ibaneis chegou a ser afastado do cargo na ocasião, por uma decisão do ministro Alexandre de Moraes.
Ibaneis afirmou que após ser afastado não manteve conversas com a vice-governadora, Celina Leão, que passou a ocupar o cargo, nem com o interventor escolhido pelo governo federal, Ricardo Cappeli. O governador afirmou que acredita que se Anderson Torres estivesse coordenando os trabalhos, a situação teria sido diferente.
“Fiz a exoneração dele (Torres) porque entendi que se ele estivesse à frente, não teria acontecido esse fato. Eu acredito que se o Anderson estivesse aí, o controle teria sido outro. Com a participação dele, talvez a gente tivesse tido mais efetividade. Mas não posso atribuir a culpa só a ele”, destacou Ibaneis.
Ainda de acordo com o governador, ele se surpreendeu com a imagem de policiais militares “confraternizando com manifestantes”. Ele declarou que as férias do secretário precisam ser autorizadas pelo governador, mas que ele não deu aval no caso de Anderson Torres.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Ex-governador do DF, Cristovam Buarque, participa de sessão na CLDF que homenageia os 30 anos de seus governo na capital federal
- Ricardo Vale participa das comemorações dos 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF
- Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
- Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento
- PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e outros 35 em inquérito sobre golpe de Estado