Ir para o conteúdo
Casa Economia Ibaneis Rocha destaca potencial turístico e econômico do DF em fórum em Nova Iorque
Economia

Ibaneis Rocha destaca potencial turístico e econômico do DF em fórum em Nova Iorque

Compartilhar
Compartilhar

Durante participação no 14º Lide Brazil Investment Forum, nesta terça-feira (13), em Nova Iorque, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, destacou o crescimento do turismo na capital, o aumento da balança comercial com os Estados Unidos e o legado desenvolvimentista do ex-presidente Juscelino Kubitschek. O chefe do Executivo local participou do painel As relações econômicas entre o Brasil e os Estados Unidos e apresentou os avanços econômicos e as potencialidades do Distrito Federal.

Ibaneis enfatizou o crescimento do setor turístico na capital federal: “Brasília já é polo turístico brasileiro”. Ele citou o último feriado de 21 de abril, quando a cidade se tornou o segundo destino mais procurado do país: “Durante os cinco dias do feriado nós tivemos lotação completa em todos os hotéis da capital da República”. Ibaneis também pontuou o crescimento do turismo na capital nos últimos anos. “Desde o início da nossa gestão em 2019, o turismo cresceu cerca de 40%, gerando ‘emprego limpo’ e fortalecendo a economia local”, acrescentou. 

Assim como outros palestrantes, o governador falou sobre as relações com os Estados Unidos. “Hoje, 17% da nossa balança comercial têm relação com os Estados Unidos, o que representa aproximadamente US$ 328 milhões por ano”, afirmou. Ele destacou a presença de grandes empresas de logística no DF, como a Amazon e o Mercado Livre. A localização estratégica da capital e o potencial do Aeroporto Internacional de Brasília também foram lembrados. 

 Ibaneis citou ainda o papel visionário do ex-presidente Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília, como símbolo da integração e do desenvolvimento nacional. “Através da interiorização nós conseguimos o desenvolvimento não só do Distrito Federal, mas de diversas regiões que eram esquecidas do Brasil”, pontuou o governador do DF. 

O evento ocorreu no The Harvard Club, e reuniu líderes políticos, representantes do Judiciário e empresários do mercado financeiro. A abertura contou com a presença do ex-presidente Michel Temer, do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do presidente do Lide, João Doria.

Durante a viagem oficial, Ibaneis Rocha transmitiu o cargo para a vice-governadora Celina Leão, que permanece como governadora em exercício até o dia 17 de maio.

O DF também esteve representado no mesmo painel pelo presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. Ele destacou a importância estratégica da relação comercial entre Brasil e Estados Unidos. O gestor lembrou que o país norte-americano é o segundo maior destino das exportações brasileiras — principalmente de produtos industriais e de alto valor agregado, como aço, celulose, combustíveis, café, entre outros. 

Ele alertou para os impactos recentes da política norte-americana de priorização da produção interna, com aumento de tarifas de importação. Paulo Henrique ainda defendeu uma estratégia nacional que una Estado, sistema financeiro e setor produtivo para enfrentar esse cenário de maior protecionismo internacional. “Transformar o choque em oportunidade e responder com estratégia e união é o caminho para preservar o desenvolvimento econômico soberano e sustentável do Brasil”, concluiu.

Com informações da Agência Brasília

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Alexandre Garcia: “Ave papa Leão”

    Alexandre Garcia: “Ave papa Leão”

    Leão XIV diz que jornalistas presos “desafiam a consciência das nações e da comunidade internacional” e que todos estamos convocados para defender “o precioso valor da liberdade de expressão” Por Alexandre Garcia —  Em 1961, o vice presidente João Goulart voou para a China e, quando voltou, o Brasil era outro. O presidente Jânio Quadros havia…

  • Depois de três semanas, começam os contatos com os beneficiários

    Depois de três semanas, começam os contatos com os beneficiários

    Porém, o caminho do ressarcimento aos 9,4 milhões de aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos é longo. Há instâncias a percorrer, prazos a respeitar e o governo não sabe o tamanho do rombo Três semanas depois de a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) desbaratarem o esquema bilionário de desvios de…

  • Brasil não quer brigar com o dólar, diz Lula

    Brasil não quer brigar com o dólar, diz Lula

    País quer encontrar uma alternativa para o comércio exterior (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ao final de uma visita oficial à China que o Brasil e outros países não desejam “brigar” com o dólar, mas na verdade encontrar uma alternativa para o comércio exterior que não seja dependente de uma única…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Durante visita de Lula, Brasil abre cinco novos mercados com a China

Carne de pato, peru, miúdos de frango, farelo de amendoim e derivados...

Em ata, Copom diz que juros altos já contribuem para recuo da economia

A política monetária restritiva tem contribuído e seguirá contribuindo para a moderação...

Trégua entre EUA e China, após redução de tarifas, anima mercado

Bolsas reagiram bem ao anúncio do acordo entre as duas potências que,...

Virginia Fonseca: defesa pede ao STF direito ao silêncio na CPI das Bets

Segundo a defesa da influenciadora, o pedido é para que não haja...