Ir para o conteúdo
Casa Distrito Federal Operação da PF mira abusadores sexuais de crianças e adolescentes
Distrito Federal

Operação da PF mira abusadores sexuais de crianças e adolescentes

Compartilhar
Compartilhar

Chamada de Proteção Integral II, a operação visa combater crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes, identificando e prendendo abusadores

A Polícia Federal (PF) realiza uma operação, na manhã desta quarta-feira (14/5), que mira abusadores sexuais de crianças e adolescentes. Nomeada Proteção Integral II, a ação visa combater crimes cibernéticos que violam a dignidade de menores, identificando e prendendo os suspeitos. 

Em todas as unidades da federação, são cumpridos, simultaneamente, 130 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva, trabalho que conta com a atuação conjunta de 467 policiais federais e 156 policiais civis. Durante as ações, foram realizadas 35 prisões em flagrante. 

A integração das forças policiais federais e estaduais no combate a crimes de abuso sexual infantojuvenil visa a identificação e responsabilização de pessoas que armazenam, compartilham, produzem ou vendem esse tipo de material.

Somente em 2025, entre janeiro e abril, a PF efetivou 612 mandados de prisão de foragidos da justiça pelo cometimento de crimes sexuais que estavam pendentes de cumprimento. A corporação alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais.

Operação Proteção Integral II ocorreu na manhã desta quarta-feira (14) em todo o país
Operação Proteção Integral II ocorreu na manhã desta quarta-feira (14) em todo o país(foto: Divulgação/PF)

O nome da operação foi escolhido porque o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece já em seu artigo 1º a proteção integral das crianças e dos adolescentes, bem como assegura a esses sujeitos o gozo de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana (art. 3º).

Além disso, a Constituição Federal, em seu art. 227, estabelece que é “dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem com absoluta prioridade o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Brasilienses enfrentam mais um dia frio e nublado nesta quarta-feira (14/5)

As baixas temperaturas pegaram de surpresa quem saia de casa. Segundo o...

Fraude na internet: Quadrilha simulava compras e revendia carros adulterados

Organização criminosa era responsável por aplicar golpes em negociações de veículos e...

PDOT: ordenamento territorial do DF está aberto à participação popular

A minuta da nova Lei Complementar do Plano Diretor de Ordenamento Territorial...

Ponte JK passará por manutenção e ficará interditada. Veja datas

A partir desta quarta-feira (14/5), o trânsito na Ponte JK passará por modificações para...