Ir para o conteúdo
Casa Mundo Papa Leão XIV oferece mediação para acabar com as guerras no mundo
Mundo

Papa Leão XIV oferece mediação para acabar com as guerras no mundo

Compartilhar
Compartilhar

“Os povos querem paz, e aos seus líderes eu digo, de todo coração: reunamo-nos, conversemos, negociemos”, afirmou o pontífice

papa Leão XIV ofereceu nesta quarta-feira (14/5) sua mediação às autoridades dos países em conflito e afirmou que fará “todo o esforço necessário para que a paz prevaleça”.

“A Santa Sé está, a qualquer momento, pronta para ajudar que os inimigos se aproximem, frente a frente, e conversem, de maneira que os povos possam recuperar a esperança e a dignidade que merecem, a dignidade da paz”, disse o pontífice ao receber no Vaticano representantes das 23 Igrejas católicas do Oriente que estão em comunhão com Roma.

“Os povos querem paz, e aos seus líderes eu digo, de todo coração: reunamo-nos, conversemos, negociemos!”, acrescentou o papa, eleito pelo conclave cardinalício na semana passada. 

Depois de mencionar os muitos conflitos no mundo, “da Terra Santa até a Ucrânia”, assim como Líbano, Síria, a região do Tigré na Etiópia, e o Cáucaso, o segundo papa procedente das Américas lamentou a violência e pediu um trabalho intenso pela paz.

“A guerra nunca é inevitável, as armas podem e devem silenciar, porque não resolvem os problemas, os agravam”, acrescentou Leão XIV, nascido nos Estados Unidos, mas que também tem a nacionalidade peruana por seu trabalho como missionário no país. 

“Da minha parte, farei todo o esforço necessário para que a paz prevaleça”, enfatizou o santo padre, que segue o caminho pacifista de seu antecessor Francisco.

O papa também agradeceu aos cristãos que, “sobretudo no Oriente Médio, perseveram e resistem em suas terras, mais fortes que a tentação de abandoná-las”. 

“Deve-se dar aos cristãos a oportunidade, e não apenas com palavras, de permanecerem em suas terras natais com todos os direitos necessários para uma existência segura. Por favor, lutemos por isso!”, destacou.

Os cristãos do Oriente Médio são minorias importantes no Iraque, Síria, Israel, Cisjordânia, Líbano e Egito. Também há comunidades cristãs no Irã, Turquia, Índia e Paquistão.

Presentes no Oriente Médio desde as origens do cristianismo, nas últimas décadas os cristãos foram discriminados por vários regimes nesta região conturbada, e em alguns casos exterminados.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Presidente Luis Arce desiste de reeleição na Bolívia

Ele também propôs “a mais ampla unidade da esquerda” para buscar uma...

De ex-líder ligado à Al Qaeda e Estado Islâmico a encontro com Trump, quem é Ahmed al-Sharaa

Desde que assumiu o poder, al-Sharaa enfrenta o desafio de tentar conciliar...

Paris permitirá nadar no rio Sena a partir de 5 de julho

O vice-prefeito de esportes de Paris, Pierre Rabadan, disse que nadar no...

Arqueólogos afirmam ter descoberto local do túmulo onde Jesus foi sepultado

Descoberta aconteceu durante escavações para reforma da Igreja do Santo Sepulcro, em...