Com forte tradição no gênero musical, a cidade pernambucana agora aguarda a sanção presidencial para oficializar o título
Foi aprovado nesta terça-feira (13/5), pela Comissão de Educação e Cultura do Senado, o projeto de lei que reconhece Recife como a Capital Nacional do Brega. O parecer favorável foi dado pelo senador Humberto Costa (PT-PE). Caso não haja recurso para votação no plenário, o projeto segue direto para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“O projeto tem grande relevância, tanto para a cultura de Pernambuco quanto para o Recife, o que me deixa muito feliz por ser seu relator. De fato, o brega é, além de tudo, uma atividade econômica importante na cidade”, afirmou o senador à Agência Senado.
Humberto Costa também destacou o papel histórico do brega como forma de resistência. “Vale lembrar que o brega foi uma manifestação cultural muito forte inclusive durante a ditadura militar, quando esse movimento falava para uma população oprimida. Era uma forma de dar voz aos excluídos, tratando de temas considerados tabus”, completou.
A proposta é de autoria do deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), também pernambucano.
Afinal, o que é o brega?
O brega é um gênero musical popular no Brasil, marcado por letras românticas, melodramáticas e sentimentais. Ele combina diversos ritmos, como o samba-canção, o bolero e, mais recentemente, a música eletrônica. Começou a se popularizar nas décadas de 1960 e 1970.
Ícones como Reginaldo Rossi — conhecido como o “Rei do Brega” — e Augusto César ajudaram a consolidar o gênero, que até hoje é presença forte nas periferias urbanas e nos grandes bailes do Recife.
Em homenagem ao principal nome do estilo, o Dia Nacional do Brega é comemorado em 14 de fevereiro, data de nascimento de Reginaldo Rossi.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- GDF alcança marca de 500 escrituras entregues para instituições religiosas e associações
- Influenciador Rico Melquiades joga “Tigrinho” durante CPI das Bets
- Concurso: Receita de Goiás lança edital com salário de R$ 28 mil
- “Se eu for condenado, acabou, pela minha idade acabou”, diz Bolsonaro
- Bolsonaro afirma manter contato com Hugo Motta
Deixe um comentário