Feriadão’ no DF será de chuvas intensas, diz Inmet
Previsão é de ventos fortes, possibilidade de raios e queda de granizo para próximos dias. Nesta segunda-feira (14), véspera do feriado de Proclamação da República, instituto emitiu alerta de tempestade na capital.
Chuva na W3 Sul, no DF (foto de arquivo) — Foto: TV Globo/Reprodução
Chuvas intensas devem marcar esta segunda-feira (14) e o feriado de Proclamação da República, comemorado nesta terça-feira (15), no Distrito Federal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet), a previsão é de ventos de até 60 km/h, possibilidade de raios e queda de granizo para os próximos dias.
Nesta segunda, o Inmet ainda emitiu um alerta de “perigo potencial de tempestade”. De acordo com o instituto, por conta disso, há riscos de quedas de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos (veja como evitar acidentes abaixo).
O especialista afirma ainda que, a partir desta terça, a intensidade das chuvas deve aumentar ainda mais. Além disso, a tendência é de que o quadro chuvoso se mantenha até o fim do mês.
“O tempo abre um pouco durante as manhãs, mas teremos chuvas, raios e rajadas de vento durante às tardes e noites”, afirmou.
Rua fica alagada por conta de chuva em Brasília (foto de arquivo) — Foto: TV Globo/Reprodução
Chuva acima da média
Olívio afirma que, em 13 dias, algumas regiões do Distrito Federal já ultrapassaram o volume de chuva previsto para todo o mês. Em Águas Emendadas (Planaltina), por exemplo, choveu 282 mm, enquanto o esperado para novembro era 253 mm.
Olívio diz que outubro deste ano “foi mais seco que o normal”. No entanto, de acordo com ele, “o ritmo das chuvas se estabilizou”.
“É preciso que a população tenha cuidado com raios, possíveis chuvas de granizo, e também ter atenção na direção, porque as pistas ficam escorregadias, e as chuvas atrapalham a visibilidade”, explica Olívio Bahia.
Veja orientações para o período chuvoso:
- Não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Em caso de dúvidas, a orientação é buscar ajuda junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Últimas chuvas
Moradores do Distrito Federal registram chuva de granizo (foto de arquivo) — Foto: Arquivo pessoal
Na semana passada, algumas chuvas causaram estragos no Distrito Federal. Na última terça-feira (8), houve registro de granizo em Vicente Pires, Areal, Taguatinga, Guará, Arniqueira e Park Way.
Na quinta-feira (10), pancadas de chuva no começo da tarde causaram alagamentos e queda de árvores. A Feira dos Importados, na região do SIA ficou alagada com a chuva.
No Plano Piloto, árvores caíram em uma rua de acesso ao Supremo Tribunal Federal (STF). O Corpo de Bombeiros Militar foi chamado para desobstruir a via (veja vídeo abaixo).
00:00/00:23Ativar somTela cheia
Chuva causa queda de árvores na tarde desta quinta-feira (11), no DF
Fonte: G1
Siga nossas redes sociais
https://linktr.ee/jornaltaguacei
https://linktr.ee/ceilandiaemalerta