Lula nomeia João Carlos Mayer, juiz apoiado por Lira, para o TRF-1
A nomeação do juiz, em decorrência da aposentadoria de Cândido Ribeiro, foi publicada nesta terça-feira (14/11) no DOU
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou, nesta terça-feira (14/11), João Carlos Mayer Soares, juiz federal da 17ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, para exercer cargo de juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).
Ele entra na vaga decorrente da aposentadoria de Cândido Artur Medeiros Ribeiro Filho.
Conforme publicado pelo colunista do Metrópoles Igor Gadelha, a escolha significa uma vitória do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sobre o ministro da Justiça, Flávio Dino.
Mayer foi escolhido por Lula entre os integrantes de uma lista tríplice que tinha ainda os nomes dos magistrados Pablo Zuniga e Rosymaire Gonçalves. O nome apontado era apoiado não só por Lira, como por figuras como o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR).
Já Dino trabalhava pela escolha de Zuniga, que é maranhense como o ministro da Justiça. Lula, porém, preteriu o nome defendido por seu auxiliar.
Promessa por vaga de juiz
Mayer chegou a figurar em outra lista para o TRF-1 elaborada no primeiro semestre de 2023, mas não foi escolhido por Lula. A exclusão do magistrado foi atribuída, nos bastidores do governo, a um veto de Dino, que alegava que Mayer seria “bolsonarista”.
O fato irritou Lira, que fez questão de externar seu incômodo ao governo. Lula, então, sinalizou que contemplaria o magistrado no futuro.
Com informações do Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.