youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Lula e Xi terão encontro especial após G20 e Brasil e China reforçarão a parceria estratégica

By  |  0 Comments

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente chinês Xi Jinping se encontrarão na próxima quinta-feira (20), no Palácio da Alvorada, em Brasília, para aprofundar os laços da parceria estratégica entre Brasil e China. De acordo com a Agência Brasil, a visita de Xi a Brasília será marcada pela assinatura de diversos acordos bilaterais que envolvem setores cruciais do governo brasileiro. Esta reunião especial ocorre como desdobramento da visita de Lula à China em abril de 2023 e em celebração aos 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

O secretário de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores, Eduardo Paes Saboia, ressaltou, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (13), a importância deste encontro. “É a ocasião para que os dois mandatários confirmem a elevação da parceria política bilateral, explorem sinergias entre as respectivas políticas de desenvolvimento e programas de investimento e estreitem a coordenação sobre tópicos regionais e multilaterais”, afirmou. Essa parceria estratégica, que teve início em 1993 e se tornou global em 2012, representa a sólida base de diálogo entre Brasil e China em múltiplos fóruns internacionais.

Saboia destacou a relevância comercial da China, que é o maior parceiro comercial do Brasil e uma das principais fontes de investimentos no país. Em 2023, as exportações brasileiras para o mercado chinês atingiram um recorde de US$ 104,3 bilhões, superando as exportações combinadas para os Estados Unidos e a União Europeia. “A visita servirá para reiterar o esforço do Brasil em ampliar os números do comércio bilateral e diversificar a pauta comercial com produtos brasileiros de maior valor agregado”, afirmou Saboia. Em negociação, estão protocolos que permitem a exportação de mais produtos agrícolas e iniciativas que buscam atrair novos investimentos chineses em infraestrutura e capacidade produtiva industrial.

Entre as áreas de cooperação destacadas, Saboia mencionou a indústria automotiva, eletroeletrônica e de máquinas e equipamentos como protagonistas dos 93 projetos industriais chineses em curso no Brasil. Adicionalmente, a agenda da visita abrange iniciativas em ciência, tecnologia e inovação, com foco em fontes de energia limpa, nanotecnologia, tecnologia da informação e comunicação, energia fotovoltaica, tecnologia nuclear, inteligência artificial e mecanização da agricultura familiar. “A visita apresentará iniciativas governamentais para incrementar os contratos dessas áreas”, acrescentou Saboia.

No campo financeiro, há esforços para aprofundar a colaboração entre instituições brasileiras, como o BNDES e a B3, e entidades chinesas. Esse movimento busca dinamizar as relações econômicas bilaterais e proporcionar um fluxo de investimentos que favoreça o desenvolvimento mútuo.

Quando questionado sobre o impacto da eleição de Donald Trump nos Estados Unidos e sua potencial influência na política externa brasileira, Saboia observou que a parceria com a China transcendeu diferentes administrações americanas e situações internacionais. “A relação Brasil-China já atravessou vários governos norte-americanos, várias situações internacionais diferentes e só se fortaleceu ao longo desses anos”, ressaltou. O Brasil, segundo Saboia, mantém uma postura de diálogo aberto com todos os países, promovendo o comércio e buscando investimentos que gerem riqueza e desenvolvimento sustentável. “Nós temos excelentes relações com os Estados Unidos e é forte o desejo do Brasil manter relações boas e densas com Estados Unidos e China”, concluiu o embaixador.

Esse encontro reforça a posição do Brasil como um ator relevante no cenário internacional, capaz de mediar parcerias estratégicas que fomentam o crescimento econômico e a inserção em debates multilaterais de relevância global.

Com informações do portal 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Há 18 anos, Riquezas da Roça, banca localizada na Feira do Produtor de Ceilândia, oferta o melhor milho verde do mercado

    Há 18 anos, Riquezas da Roça, banca localizada na Feira do Produtor de Ceilândia, oferta o melhor milho verde do mercado

    Um dos melhores alimentos, tanto pelo seu valor nutricional quanto pela sua praticidade e possibilidade de receitas, tem lugar garantido na Feira do Produtor de Ceilândia. Estamos falando do milho verde, que é vendido há 18 anos na feira pela banca Riquezas da Roça. Em quase duas décadas na comercialização deste produto, a banca Riqueza…

  • Ministro Alexandre de Moraes será relator inquérito sobre bomba no STF

    Ministro Alexandre de Moraes será relator inquérito sobre bomba no STF

    Alexandre de Moraes será relator da investigação sobre bomba no STF – (crédito: : Gustavo Moreno/STF) A Polícia Federal investiga as explosões ocorridas na noite de quarta-feira (13/11) na Praça dos Três Poderes. Um homem identificado como Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, natural de Santa Catarina morreu durante as explosões. Segundo a PMDF, ele tinha bombas amarradas…

  • PEC pelo fim da jornada 6×1 já pode ser protocolada; Veja quem assinou

    PEC pelo fim da jornada 6×1 já pode ser protocolada; Veja quem assinou

    Proposta de Emenda à Constituição que pretende alterar a jornada de trabalho já conta com 194 Érika Hilton é autora da PEC que quer reduzir a jornada de trabalho de 6×1 – (crédito: Mario Agra / Câmara dos Deputados) A deputada Érika Hilton (PSOL-SP) informou que conseguiu o número necessário de assinaturas para protocolar a Proposta de…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *