‘Foi um ano de muito aprendizado’, diz Max Maciel sobre seu primeiro ano como distrital
O deputado distrital Max Maciel (Psol) disse ao TaguaCei que vê seu primeiro ano de mandato na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) “foi um ano de muito aprendizado”.
“Nós consideramos que tivemos um saldo positivo. A gente fez um mandato muito combativo, sobretudo na pauta da mobilidade, mas com muito pé no chão para dizer que existe muito mais a ser feito”, afirmou. “Em 2024 será de muito luta”, completou o distrital.
Max ressaltou alguns dos projetos encampados pelo seu mandato e que tiveram bons resultados, como o projeto que possibilitou o saque dos créditos do vale transporte do processo escalonado de vencimento; o projeto que tornou o hip-hop patrimônio cultural imaterial do DF; e também outro projeto que garante à mulher vítima de violência doméstica que tenha seus dados sob sigilo, além de estabelecer quais as medidas protetivas devem ser aplicadas para a segurança desses dados.
Cobradores
O distrital concedeu a entrevista durante a audiência pública que tratou do futuro da categoria dos cobradores de ônibus que podem ter suas funções alteradas em razão da automação das catracas. Para Max, os cobradores são de “fundamental importância para o processo de mobilidade” e que por isso precisam ser ter suas demandas ouvidas. “Não pode ser simplesmente o fim do cargo, nós queremos absorver e ampliar essa categoria”, diz.
Ainda sobre o transporte público, o distrital ressaltou que essa continuará a ser sua principal bandeira dentro da Casa. “Essa é a luta do nosso mandato. Nós fiscalizamos as empresas, nós fomos nas garagens, fizemos audiências públicas, nós visitamos o Metrô. Queremos lutar por um transporte público com cada vez mais qualidade, cada vez mais presteza”, afirma.
Ibaneis
Quando perguntado sobre o governo de Ibaneis Rocha (MDB), Max Maciel não titubeou e disse que o governador tem feito uma gestão sem “diálogo” com o Legislativo. “O governador não veio uma vez aqui para sentar com o conjunto dos deputados. Não estou falando só de conversar com a base, mas conversar com a oposição também. Um governo que tratou e judicializou a greve dos trabalhadores Sindicatos dos Professores (Sinpro-DF), e fez o mesmo agora também com Sindsasc (Sindicato dos Servidores da Assistencia Social e Cultural do GDF)”, disse Max, ressaltando que a Casa vai continuar com o dever de fiscalizar as ações do governo.
“O governo tem que entender que essa Casa tem o papel de fiscalizar, tem o papel de cobrar, esse é o nosso papel. Aquilo que é bom a gente vota, mas aquilo que é ruim, a gente vai para a luta”, argumenta Max.
Mensagem
Max Maciel aproveitou a oportunidade para desejar boas festas.
“Desejo boas festas, um ótimo Natal, e que nós tenhamos um 2024 de muita luta, mas de muita tranquilidade também e de muita prosperidade para geral. Foco nos objetivos e venha para luta com a gente.”