youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

STF mantém Braga Netto preso, após audiência de custódia

By  |  0 Comments

O ex-ministro e candidato a vice-presidência ao lado de Jair Bolsonaro é acusado de atrapalhar as investigações sobre a tentativa de golpe em 2022

(ARQUIVO) O então ministro da Defesa do Brasil, Walter Souza Braga Netto, discursa durante a cerimônia de homenagem aos atletas militares brasileiros que foram aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, no Quartel General dos Desportos da Marinha, no Rio de Janeiro, Brasil, em 01 de setembro de 2021. As autoridades brasileiras prenderam em 14 de dezembro de 2024 o ex-ministro da Defesa Braga Netto, um aliado próximo do ex-presidente de extrema direita Jair Bolsonaro, como parte de uma investigação sobre um suposto plano de golpe, disse uma fonte policial à AFP. -  (crédito: Mauro Pimentel/AFP)

(ARQUIVO) O então ministro da Defesa do Brasil, Walter Souza Braga Netto, discursa durante a cerimônia de homenagem aos atletas militares brasileiros que foram aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, no Quartel General dos Desportos da Marinha, no Rio de Janeiro, Brasil, em 01 de setembro de 2021. As autoridades brasileiras prenderam em 14 de dezembro de 2024 o ex-ministro da Defesa Braga Netto, um aliado próximo do ex-presidente de extrema direita Jair Bolsonaro, como parte de uma investigação sobre um suposto plano de golpe, disse uma fonte policial à AFP. – (crédito: Mauro Pimentel/AFP)

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, neste sábado (14/12), a prisão do general da reserva Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil do governo do ex-presidente, Jair Bolsonaro. Ele é acusado de obstruir as investigações da Polícia Federal (PF) sobre a tentativa de golpe de estado, em 2022.

A decisão foi feita na audiência de custódia, conduzida por um juiz auxiliar do gabinete do ministro do STF, Alexandre de Moraes. 

Braga Netto está preso preventivamente na Vila Militar, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Não há prazo para finalizar a detenção. 

A PF realizou a prisão do general da reserva na manhã deste sábado. O celular dele também foi apreendido. A corporação cumpre mandados judiciais expedidos pelo STF sobre investigados no inquérito que apurou a tentativa de golpe de Estado em 2022.

Segundo a PF, estão sendo cumpridos um mandado de prisão preventiva, dois mandados de busca e apreensão e uma cautelar diversa da prisão “contra indivíduos que estariam atrapalhando a livre produção de provas durante a instrução processual penal”. 

O relatório do inquérito que apura o golpe  afirma que “os elementos probatórios obtidos ao longo da investigação evidenciam a sua participação (de Braga Netto) concreta nos atos relacionados à tentativa de golpe de Estado e da abolição do estado democrático de direito, inclusive na tentativa de embaraçamento e obstrução do presente procedimento”.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Democracia que transforma vidas

    Hoje foi um dia inspirador no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde acompanhamos emocionados os depoimentos de quem vive na pele os benefícios das políticas públicas. Ao lado do presidente Lula, ouvimos histórias reais de transformação: desde a dona de casa que conquistou melhores condições de vida até o jovem da periferia que se formou…


  • ‘A partir da memória e da verdade é que se constrói a justiça’ diz Érika Kokay ao repudiar o PL da Anistia

    ‘A partir da memória e da verdade é que se constrói a justiça’ diz Érika Kokay ao repudiar o PL da Anistia

    Neste mês de abril, completa 61 anos de implantação do regime militar no país. Iniciado em 1964 o regime durou até 1985 e foi marcado por crises econômicas, torturas e desaparecimentos de presos políticos e de cidadãos que lutavam contra o regime e pela volta da democracia. Este ano, a data ganhou ainda mais repercussão…


  • Vigilante e Magno chamam compra do Master pelo BRB de “negociata” e “escândalo”

    Vigilante e Magno chamam compra do Master pelo BRB de “negociata” e “escândalo”

    A aquisição de 58% do capital total e de 49% das ações ordinárias do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB) voltou a repercutir no plenário da Câmara Legislativa nesta quarta-feira (2/4). O deputado Chico Vigilante (PT) chamou a operação – que envolve um montante de R$ 2 bilhões – de “negociata” e disse esperar que…


Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *