youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Zeca Dirceu coloca especuladores do mercado financeiro na mira do CADE

By  |  0 Comments
Deputado Zeca Dirceu. Foto: Thiago Coelho

Deputado quer identificar e responsabilizar quem lucra e se beneficia da desvalorização provocada do Real e da pressão inflacionária que corrói o poder de compra da população.

O deputado Zeca Dirceu (PT-PR), que é membro titular da Comissão Mista do Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, propôs ao CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica –, nessa quinta-feira (12/12), a instauração de um inquérito para investigar possível infração da ordem econômica, praticada por grupos e operadores do mercado financeiro, na manipulação do câmbio e na especulação econômica, causando prejuízos ao povo brasileiro com a disparada do dólar e outras consequências dessas ações criminosas.

“É urgente e preciso apurar e responsabilizar a prática de concorrência ilegal e de danos ao povo brasileiro na manipulação do câmbio pelos especuladores da ‘Faria Lima’”, disse o deputado. Ele quer, com a representação junto ao CADE, identificar e responsabilizar quem de fato lucra e se beneficia da desvalorização provocada do Real e da pressão inflacionária que corrói o poder de compra da população brasileira.

Impactos na economia

O parlamentar, uma das lideranças da base de apoio do governo do presidente Lula na Câmara dos Deputados, está preocupado com os impactos danosos para a economia brasileira das ações desses especuladores, “especialmente com a manipulação do câmbio”, diz o pedido de representação, e em retaliação ao pacote fiscal do governo.

“No dia 28 de novembro (…), quando o ministro da Fazenda [Fernando Haddad] tornou público o pacote fiscal maturado ao longo de meses, com o objetivo de equilibrar as contas públicas do país, iniciou-se um ataque especulativo à moeda nacional e um terrorismo que impôs perdas significativas à economia e à sociedade brasileiras”, consta do documento. “Tão logo as medidas fiscais e econômicas se tornaram públicas, iniciou-se de maneira atroz e descabida, uma onda de especulação e reações pelo chamado ‘mercado’ às medidas propostas, transformando-se, em decorrência dessa despropositada reação artificialmente criada por esse grupo que visa lucrar em detrimento da estabilidade monetária e econômica do País, num ataque à moeda nacional, que ocorreu com a elevação da moeda americana (dólar)”, justifica.

‘Faria Lima’ é o apelido dado aos grupos que atuam nas grandes corporações instaladas no coração financeiro do País, a avenida Brigadeiro Faria Lima em São Paulo.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

    Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

    Um dia depois de o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, anunciar inovações no Pix, o órgão divulgou as datas prováveis para o lançamento de três funcionalidades no sistema de transferências instantâneas. As novas ferramentas devem estar disponíveis nas seguintes datas: Pix parcelado O Pix parcelado permitirá que o pagador contraia um crédito para permitir o…


  • Bancos de leite humano: Férias e feriados são períodos de maior necessidade de doação no DF

    Bancos de leite humano: Férias e feriados são períodos de maior necessidade de doação no DF

    Os estoques de leite materno no Distrito Federal costumam diminuir entre o fim e o início do ano, período marcado por férias e feriados, o que impacta a regularidade das doações. A rede da Secretaria de Saúde (SES-DF) tem como meta a coleta de dois mil litros de leite por mês. Entre janeiro e fevereiro,…


  • TRF-1 absolve escritório de Ibaneis em caso de contrato na Bahia

    TRF-1 absolve escritório de Ibaneis em caso de contrato na Bahia

    A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) derrubou a sentença que havia condenado o escritório de advocacia do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), a devolver R$ 3,3 milhões recebidos em um contrato com a Prefeitura de Jacobina (BA). Em julgamento realizado nessa quarta-feira (2/4), a 8ª Turma deu provimento à apelação…


Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *