Saúde do DF preparou medidas especiais e reforço para o carnaval
Tendas do Samu na Torre de TV, distribuição de preservativos nas UPAs e reforço nas equipes são algumas das medidas adotadas pela pasta
Entre domingo (19/2) e terça-feira (21/2), as tendas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão na Torre de TV e no Parque da Cidade para atender casos leves. A equipe do Samu que atende pelo número 192 também será reforçada.
Casos de maior gravidade devem se dirigir ao Hospital de Base. “Se a pessoa estiver próxima e torcer o pé, por exemplo, deve ir para essa unidade”, afirma a coordenadora da Rede de Urgências e Emergências da Secretaria de Saúde, Thaís Braga.
O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) é indicado para clínicas médicas, como alcoolemia, diarreia, desidratação, infecções intestinais e pontos em pequenos cortes. Demandas de pediatria e ginecologia na região central devem ser encaminhadas para o Hospital Materno-Infantil.
A coordenadora destaca que o atendimento inicial deve ser realizado nas unidades de pronto atendimento (UPAs). Por lá, também serão distribuídos preservativos masculinos e femininos. Thaís ressalta que caso uma pessoa tenha o contato íntimo desprotegido deve buscar, em até 72 horas, a profilaxia pós-exposição (PEP) de hepatites, HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O atendimento está disponível em toda a rede de saúde.
O Distrito Federal conta com 13 unidades de pronto atendimento e 13 hospitais com portas abertas de emergências. Os endereços podem ser consultados no site do Iges e da Secretária de Saúde.
Cuidados na folia
As ações da Saúde vão auxiliar quem buscar ajuda, mas a secretaria alerta para os cuidados para evitar algum mal-estar. “O principal cuidado antes de sair de casa é escolher uma roupa ou uma fantasia que seja leve e confortável”, alerta a médica Camila Monteiro Damasceno, da Referência Técnica Distrital de Medicina da Família.
Camila destaca que é importante estar bem hidratado e dar preferência a comidas leves, ou seja, que não sejam gordurosas e de difícil digestão. Quem ingerir bebidas alcoólicas deve evitar misturar com energético e alternar o consumo do álcool com água, mantendo o corpo hidratado. “A pessoa tem que atentar para quantidade e rapidez com que toma a bebida alcoólica”, ressalta.
Outro cuidado é com o uso de pomadas ou ceras modeladoras para fazer tranças e penteados. “Esse produto fica no cabelo e, com chuva ou suor, pode escorrer e cair no olho, causando conjuntivite e até risco de cegueira”, reforça a médica.
A orientação é procurar o serviço de emergência oftalmológico o mais rápido possível.
Com informações da Agência Brasília.
Fonte: Correio Braziliense
Siga nossas redes sociais