Aos 8 anos de idade, Davi Matos, sentia muitas dores nas pernas. Como os sintomas se intensificaram, a mãe, Jackeline Matos, 36, levou a criança a uma unidade hospitalar. Após a realização de alguns exames, a criança foi diagnosticada com sarcoma de Ewing, um tipo raro de câncer que afeta ossos e tecidos moles.
Davi, então, iniciou o tratamento no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) em janeiro de 2023 e, após dois anos e meio de quimioterapia e acompanhamento médico, entrou em remissão ー fase em que os sinais e sintomas diminuem ou desaparecem após o tratamento e a doença não é detectada por nenhum exame.
“No HCB, me sinto segura. Eles cuidam de cada detalhe e acolhem as famílias com muita atenção. Tenho certeza de que essa dedicação fez toda a diferença no sucesso do tratamento do meu filho”, agradece Jackeline.
Referência nacional
Desde 2011, o HCB já realizou cerca de 8 milhões de atendimentos, incluindo consultas, exames e procedimentos. Por ano, a unidade diagnostica, em média, 220 novos casos de câncer infantil. Os tipos mais comuns tratados no hospital são leucemias e linfomas, que representam 43% dos casos, seguidos por tumores cerebrais, neuroblastomas, sarcomas de partes moles, tumor de Wilms, tumores ósseos e retinoblastoma. Com um índice de satisfação de 99,1% entre os familiares, o hospital mantém altas taxas de cura, chegando a 85% nos casos de leucemia linfoide aguda.
O acesso ao HCB ocorre pela Central de Regulação, priorizando casos suspeitos encaminhados pela rede pública. “Nosso compromisso é garantir um diagnóstico rápido e oferecer o melhor suporte às crianças e a suas famílias”, afirma a oncologista pediátrica e diretora técnica do HCB, Ísis Magalhães.
Diagnóstico precoce
No Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, celebrado em 15 de fevereiro, especialistas reforçam a importância de reconhecer os sinais da doença e buscar atendimento médico imediato. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 80% dos casos podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados corretamente.
Magalhães explica que, diferentemente do câncer no adulto, o infantojuvenil é originário, na maioria dos casos, de células embrionárias. “Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura e menores os riscos de sequelas”, explica.
Sinais de alerta
Os sintomas do câncer infantil podem ser confundidos com doenças comuns da infância, o que exige atenção redobrada. Nos casos de leucemias, os sinais incluem palidez, manchas roxas pelo corpo sem explicação, febres recorrentes, falta de apetite e infecções frequentes. Já em tumores no sistema nervoso central, podem surgir dores de cabeça, vômitos matinais, desequilíbrio ao andar e alterações na visão.
“A criança não inventa doença. Os pais ou responsáveis devem observar mudanças no comportamento e levá-la regularmente ao pediatra”, orienta a médica.
Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Presidente embarca essa semana para viagens à Rússia e à China
Lula se reunirá com Putin em Moscou e participa de cúpula em Pequim O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retoma a agenda de viagens internacional essa semana. O primeiro compromisso será em Moscou, na Rússia. A convite do presidente Vladimir Putin, Lula participará das celebrações dos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a…
Relatórios alertaram para descontos ilegais
Documentos mostram que organismos de controle da autarquia detectaram a existência de inconsistências em relação aos benefícios de aposentados e pensionistas. E que, após investigações, indicaram ações corretivas para estancar a ilegalidade Mais do que não serem recentes, os alertas sobre os descontos ilegais realizados por associações em benefícios de aposentados e pensionistas foram feitos…
Duas alunas da PMDF vítimas de acidente passam por cirurgia no Base
O HB20 que transportava cinco alunos do curso de formação da PMDF bateu em uma árvore, na noite dessa sexta-feira (2/5) Duas vítimas do grave acidente ocorrido na noite de sexta-feira (2/5), no Setor de Clubes Esportivos Sul, seguem internadas no Hospital de Base. As duas mulheres, identificadas pelas iniciais B.B.C.L. e A.F.V.C., seguem sob…
Deixe um comentário