Justiça determina suspensão das eleições do Creci-DF
A Justiça suspendeu os pleitos eleitorais de todos os Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Cofeci) após suspeitas de irregularidades na eleição anterior do Conselho Regional do DF (Creci-DF). O Jornal de Brasília conseguiu com exclusividade o documento com a decisão do magistrado, Francisco Valle Brum, da 21ª Vara Federal, que determina a IMEDIATA SUSPENSÃO de qualquer ato eleitoral nos 27 conselhos regionais, também solicita explicações sobre uma decisão judicial não respeitada, intimou também os envolvidos e o Ministério Público Federal (MPF) para esclarecimentos. Ainda segundo o documento, essa suspensão é para evitar danos maiores.
A ordem judicial veio após a chapa 2 ter peticionado à Justiça com o argumento de que o Cofeci não respeitou a decisão julgada sobre a eleição do Conselho Regional de Corretores Imobiliários (Creci-DF) em 2021 e mesmo com determinação judicial, o Cofeci abriu novo pleito para o próximo triênio (2025/2027). Com todos esses elementos em conflito, o magistrado suspendeu todas as eleições dos conselhos regionais em virtude da situação no Distrito Federal.
A chapa do corretor Rodrigo Barreto não pode participar da eleição de 2021 sob a justificativa de que o corretor estava inadimplente com o Creci-DF. O litígio desclassificou a chapa e toda essa confusão foi parar na Justiça.“Ganhamos o direito de participar da eleição e não participamos em 2021. A Justiça interrompeu o novo pleito para resolver problemas anteriores”, pontua. Segundo Rodrigo, eles querem o direito de participar do processo eleitoral do conselho e são oposição à gestão atual.
Ainda na decisão, expedida na última sexta (12), o magistrado determina a publicação imediata de uma nota informando sobre a suspensão do pleito nos sites responsáveis pela eleição. A equipe de reportagem do JBr verificou os sites oficiais e até ontem, dois dias após a ordem, nada foi feito.
Eleição publicada
O Edital Geral da Convocação Eleitoral dos Conselhos dos Corretores Imobiliários foi publicado no Diário Oficial da União na última quarta-feira (10). No documento estão as regras gerais da eleição para os dirigentes do conselho, como a data do pleito que será 4 de junho, o número de vagas que serão 54 vagas, sendo 27 para efetivos e 27 para suplentes e todo o regramentanto para a eleição do próximo triênio (2025/2027).
O Creci-DF emitiu uma nota aos corretores informando a situação e os próximos passos. “A nossa equipe jurídica está analisando detalhadamente a decisão”, pontua a nota. Procurado, o presidente do Creci-DF, Geraldo Nascimento, informou que assuntos sobre o processo eleitoral são exclusivamente com a Comissão Eleitoral Federal do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci).
A equipe do JBr procurou o responsável pela eleição dos conselhos regionais, Luiz Cláudio Nasser, conselheiro do Conselho Federal dos Corretores Imobiliários (Cofeci), e até o fechamento desta reportagem ele não respondeu às nossas mensagens. O espaço segue aberto.
Situação no DF complica situação nacional
O presidente do Conselho Federal dos Corretores Imobiliários (Cofeci), João Teodoro, informa que cumprirá integralmente a decisão judicial, pois é uma ordem e deve ser respeitada, entretanto irá recorrer para não afetar os demais conselhos que não tiveram problemas judiciais nos pleitos de 2021. Segundo o presidente, a eleição é uma obrigação legal e regimental, a suspensão deveria ser apenas para o Creci-DF. “Nos outros 26 Conselhos Regionais que, repito, nada têm a ver com o processo do Creci-DF, não pode ser paralisada, sob pena de se tornarem acéfalos ao final do mandato”, conclui.
Com informações do Jornal de Brasília
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Swedenberger do Nascimento, o Berger, participa da sessão na CLDF que celebra os 30 anos do primeiro governo do PT no DF
- Ex-governador do DF, Cristovam Buarque, participa de sessão na CLDF que homenageia os 30 anos de seus governo na capital federal
- Ricardo Vale participa das comemorações dos 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF
- Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
- Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento