Ir para o conteúdo
Casa Brasil Gummy de tadalafila é proibido pela Anvisa no Brasil; entenda o caso
Brasil

Gummy de tadalafila é proibido pela Anvisa no Brasil; entenda o caso

Compartilhar
Compartilhar

Medicamento feito à base de tadalafila conhecido como “Metbala” não poderá mais ser comercializado, distribuído, fabricado, manipulado, ingerido ou propagandeado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta quarta-feira (14/5), a comercialização, distribuição, fabricação, manipulação, ingestão e até mesmo a propagação do medicamento conhecido como “Metbala”. O remédio é um gummy, ou seja, uma substância feita à base de tadalafila. A responsável é a empresa FB Manipulação Ltda.

“A medida foi adotada porque o produto não tem qualquer tipo de regularização na Agência. Além disso, a empresa identificada não tem autorização da Anvisa para fabricar medicamentos”, afirma o órgão regulador. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União e já está em vigor.

A Anvisa também relatou que a proibição se aplica a qualquer pessoa física ou jurídica. Veículos de comercialização também estão proibidos de divulgar ou comercializar o produto. Por ser uma infração sanitária, o responsável por descumprir a ordem está sujeito a penalidades, como multas, por exemplo. 

“De acordo com a legislação, medicamentos só podem ser comercializados por farmácias e drogarias e precisam estar registrados na agência. O registro é a comprovação de que o produto possui eficácia, segurança e qualidade”, destaca o comunicado. 

O órgão também reforçou a necessidade de uma indicação médica para a ingestão da medicação. Por ser indicada para tratar questões como disfunção erétil, o uso depende de avaliações realizadas junto a profissionais sobre condições específicas de cada paciente.  

“Cuidado! A automedicação coloca sua vida em risco. Esses produtos não são inofensivos. Quem faz a propaganda de produtos irregulares também comete infração sanitária e está sujeito a penalidades, incluindo multas”, reafirma a Anvisa.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Bolsa Família atualiza regra para família com renda maior de R$ 218

Portaria ajusta critérios para permanência no programa para famílias com renda maior...

Deputado quer proibir atendimento a ‘bebês reborn’ no SUS

O parlamentar argumentou que a proposta visa proteger “aqueles que realmente necessitam...

Cálculo preliminar aponta que “bola de fogo” no céu do DF é pedaço da Space X

Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros disse que “cálculos preliminares já fornecem...

Mães de bebê reborn: o que está por trás do fenômeno?

Especialista destaca as fragilidades emocionais associadas às rotinas reais com bonecas hiper-realistas...